Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3099
Título: O uso dos recursos tecnológicos como suporte de ensino- aprendizagem em língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The use of technological resources as teaching- learning in Portuguese
Autor(es): TÔRRES, Bruna Costa Silva
Palavras-chave: Aparato tecnológico
Facilitador da aprendizagem
Trabalho pedagógico
Technological phase
Facilitator of learning
Pedagogicalwork
Data do documento: 12-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Diante dos constantes avanços tecnológicos nas demais áreas de comunicação e informação, que demandam investimentos em todas as áreas sociais e globais e sua inserção social na comunidade escolar, objetivou-se conhecer a concepção da gestão escolar e dos docentes de Língua Portuguesa sobre o uso dos recursos tecnológicos. A pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa de campo em São Bernardo – MA, com base em definições encontradas a partir de estudos bibliográficos sobre o tema, como Moran(2010), Masetto e Behrens (2010), que abrange as novas tecnologias. Também contamos com os estudos de Perrenoud (2000) que trata da tecnologia como nova forma de ensinar e Lakatos (2000) que estuda a metodologia do trabalho cientifico. A coleta de dados foi de forma descritiva e bibliográfica, utilizando material de observação e questionário. Observamos a ocorrência de complexidade e ampla definição do termo tecnologia Observou-se a ocorrência de complexidade na abordagem tecnológica, e constatamos que a realidade das escolas do município ainda hoje é que muitos dos professores não sabem usar um computador no contexto escolar, utilizar recursos para melhorar a aula só tem a favorecer o trabalho do educador,diante disto, percebemos que é necessário que os professores busquem formação continuada para melhorar a habilidade na utilização do recusrso.. Concluímos que a tecnologia está inteiramente ligada à ciência, , adequando-se a nova fase tecnológica da sociedade.
Descrição: ABSTRACT Given the constant technological advances in the other areas of communication and information, which demand investments in all social and global areas and their social insertion in the school community. The objective was to verify the occurrence of the best teaching-learning performance with use of technological resources in Portuguese Language. The research was developed through field research in São Bernardo - MA, based on definitions found from bibliographic studies on the subject, such as Moran, Masetto e Behrens (2010), which covers new technologies. We also have studies of Perrenoud (2000) that deals with technology as a new way of teaching and Lakatos (2000). The data collection was descriptive and bibliographical, using observation material and questionnaire. The occurrence of complexity and broad definition of the term technology was observed. We investigate how technology is applied in the development of a classroom, and we see that the reality of the municipal schools is still today that many of the teachers do not know how to use a computer. In the school context, using resources to improve the class only has to favor the work of the educator, but we know that not all teachers are qualified to handle new resources. It is concluded that technology is entirely linked to science, and that the growth of the means of qualification for education professionals tend to improve their pedagogical activities, adapting to the new technological phase of society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3099
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA-TORRES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.