Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Raissa Viana | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T12:36:44Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T12:36:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3103 | - |
dc.description | Abstract This work aimed to analyze which contents are related to the CTS approach in elementary education and how they are contextualized within the textbooks of the schools of the municipality of Chapadinha-MA, as a way of improving student learning teaching. The research had a qualitative and documentary approach and its analysis based on theoretical references. In the analyzed books of 6th and 9th year, it was observed that the CTS approach was present in its methodology as experiments and complementary texts, mainly, always seeking that the student was involved within the present theme, with this, this new form of teaching can help in the learning. In general, the books present the CTS approach, however, it is through the practice of the teacher that the mediation of this knowledge becomes possible and facilitated | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar quais os conteúdos estão relacionados à abordagem CTS no ensino fundamental e como estão contextualizadas dentro do livros didáticos das escolas do município de Chapadinha-MA, como forma de melhoria do ensino aprendizagem do aluno. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de cunho documental e sua análise baseada em referenciais teóricos. Nos livros analisados de 6º e 9º ano foi observado que a abordagem CTS esteve presente em sua metodologia como experimentos e textos complementares, principalmente, sempre buscando que o aluno estivesse envolvido dentro do presente tema, com isso, essa nova forma de ensino pode auxiliar na aprendizagem significativa do discente. De maneira geral, os livros apresentam a abordagem CTS, contudo, é através da prática do docente que a mediação desses conhecimentos passa ser possível e facilitada. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Curricular content | pt_BR |
dc.subject | Teaching learning | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.title | A aplicabilidade da abordagem CTS nos livros didáticos no ensino de Ciências nas escolas municipais de Chapadinha – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The applicability of the CTS approach in textbooks in the teaching of science in the municipal schools of Chapadinha - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAISSAVIANASOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 339,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.