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Título: As vozes que falam a cada tambor que soa: uma reflexão acerca da formação da língua portuguesa através do Tambor de Mina de São Bernardo/MA
Título(s) alternativo(s): The voices that speak to each sounding drum: a reflection on the formation of the Portuguese language through the Drum of Mina de São Bernardo / MA
Autor(es): PEREIRA, Isabel Cristine Meireles
Palavras-chave: Português brasileiro
Tambor de mina bernardense
Pontos cantados
Brazilian portuguese
Tambor de mina bernardense.
Sings
Data do documento: 13-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a realidade linguística do município de São Bernardo/MA, assim, usamos como corpus deste estudo os pontos cantados do Tambor de Mina bernardense, que por sua resistência histórica no município, nos ajuda a compreender como se deu a formação da língua portuguesa na localidade. Sabe-se que, a socio-história do município, favorecida pelas chagas de um Brasil Colônia, corroborou com o contato entre as culturas indígenas, africanas e europeias e possibilitou a formação de município com base em raízes pluriétnicas, vindo a influenciar até mesmo a língua dessa comunidade. Essa influência ainda hoje está resguardada no corpus desse estudo, no qual podemos perceber as marcas linguísticas propiciadas pela junção das culturas dos indígenas, dos escravizados e dos colonizadores em São Bernardo/MA. Deste modo, almejamos identificar os traços linguísticos africanos e presentes ainda hoje nos pontos cantados do Tambor de Mina Bernardense. Para alcançar os objetivos aqui propostos, como fundamentação teórica, este trabalho recorre, sobretudo, aos estudos de Lucchesi (2009); Petter (2015); Ferretti (2000) dentre outros. Portanto, os pontos cantados neste trabalho são compreendidos como foco resistência, tanto linguística como cultural, de uma comunidade que por muito tempo teve sua voz silenciada, mas é dessa comunidade ora marginalizada que surgem os elementos mais importantes para a compreensão da formação da língua afro – brasileira neste município.
Descrição: ABSTRACT The present work has as objective to reflect on the linguistic reality of the municipality of São Bernardo / MA, thus, we use as corpus of this study the points sung of the Mine Drum of Bernardo, that by its historical resistance in the municipality, helps us to understand how the formation of the Portuguese language in the locality. It is known that socio - history of the municipality, favored by the wounds of a colony Brazil, corroborated the contact between indigenous, African and European cultures and allowed the formation of a municipality based on pluriethnic roots, influencing even the language of this community. This influence is still preserved today in the corpus of this study, in which we can perceive the linguistic marks provided by the junction of the indigenous cultures, the enslaved and the colonizers in São Bernardo / MA. In this way, we hope to create a sociolinguistic panorama that presents some aspects of the formation of the Portuguese Language in the municipality, in which it is possible to identify the African and Indian linguistic traits still present in the sung points of the Bernardine Mine Drum. In order to achieve the objectives proposed here, as theoretical foundation, this paper draws mainly on the studies of Lucchesi (2009); Petter (2015); Ferretti (2000) among others. Therefore, the points sung in this work are understood as a focus, both linguistic and cultural, of a community that for a long time had its voice silenced, but it is from this community that is now marginalized that the most important elements for the understanding of the formation of the Afro language - Brazilian in this municipality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3107
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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