Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALMEIDA, Djane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T16:35:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T16:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3108 | - |
dc.description | RÉSUMÉ L’objectif de cette étude est réfléchir sur l’utilisation du journal comme instrument d’enseignement de la langue maternelle, à partir de son utilisation comme support pour la lecture et la production de textes, on analyse sa contribution à l’amélioration de l’enseignement de la langue portugaise et on examine le rôle des genres textuels en tant que stratégie d’enseignement/d’apprentissage. Pour cela, nous utilisons comme base théorique des études de Alves Filho (2011), Marcuschi (2003), Lima (2008) e Távora (2008), parmi d’autres, qui traitent de la notion de genre et de son utilisation comme stratégie d'enseignement. La présente étude est caracterisée comme une recherche-action réalisée avec des élèves de 8ème anée de l’Unité Intégrée Bernardo Alves Rodrigues, situé dans la zone rurale de la cité de São Bernardo/MA, à travers des ateliers de fabrication de journal. À partir de ces interventions, nous avons constaté que, malgré les recommandations des Paramètres nationaux du curriculum - PCNS sur l’utilisation des gênres textuels comme outil d’enseignement de la langue maternelle, il reste encore beaucoup à faire pour l’utilisation pleinement du potentiel du genre comme outil de formation. enseignement de la langue. Ainsi, l'application de ces ateliers a mis en évidence l'efficacité du genre de journal intime en tant qu'outil pédagogique au service de l'enseignant / chercheur, tant pour le diagnostic de la classe que pour la planification d'actions visant à améliorer les performances des élèves en lecture et en écriture. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão acerca da utilização do diário como instrumento para o ensino de língua materna, a partir da sua utilização como suporte para a leitura e produção textual, buscando analisar a contribuição deste na melhoria do ensino de Língua Portuguesa, além de examinar o papel dos gêneros textuais como estratégia de ensino/aprendizado. Para tanto, utilizamos como base teórica os estudos de Alves Filho (2011), Marcuschi (2003), Lima (2008) e Távora (2008), entre outros, que tratam da noção de gêneros e de sua utilização como estratégia de ensino. Este estudo se deu por meio de uma pesquisa-ação realizada com alunos do 8º ano da escola Unidade Integrada Bernardo Alves Rodrigues, localizada na zona rural do município de São Bernardo/MA, através de oficinas de confecção de diários. A partir destas intervenções percebemos que apesar das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS sobre a utilização dos gêneros como ferramenta para o ensino de língua materna, ainda há um longo caminho a ser percorrido para o pleno aproveitamento das potencialidades da utilização dos gêneros como ferramenta de ensino da língua. Desse modo, a aplicação destas oficinas apontou a eficácia do gênero de diário como instrumento de ensino servindo ao professor/pesquisador tanto para o diagnóstico da turma, quanto para o planejamento de ações para a melhoria do desempenho dos educandos em relação à leitura e escrita. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Diário | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Genres textuels | pt_BR |
dc.subject | Journal intime | pt_BR |
dc.subject | Lecture | pt_BR |
dc.subject | Production textuel | pt_BR |
dc.title | Recriando saberes na escola: uma reflexão acerca do diário como suporte para a leitura e produção escrita de alunos da rede pública de ensino do povoado Coqueiro - São Bernardo/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Recreating knowledge in school: a reflection about the diary as a support for the reading and written production of students from the public school of the village Coqueiro - São Bernardo / MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DJANE-LOPES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.