Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3109
Título: Praticas de leitura no ensino fundamental: um relato de experiência a partir da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID
Título(s) alternativo(s): Reading practices in elementary school: an experience report from the experience of a scholarship in the Institutional Program of Initiatives for Teaching - PIBID
Autor(es): ALMEIDA, Joel Vieira
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
Gênero textual
Enseñanza
Lengua portuguesa
Interdisciplinaridad
Género textuales
Data do documento: 13-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o ensino de Língua Portuguesa a partir de uma perspectiva interdisciplinar, considerando as práticas de leitura e escrita como fundamentais no desenvolvimento do educando. Deste modo, este estudo é fruto de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência – PIBID, através do projeto intitulado Novas Maneiras de Ler e Escrever a Partir dos Gêneros Textuais, realizado na escola Instituto Educacional (doravante I.E.) Cônego Nestor de Carvalho Cunha. Essa pesquisa trata de um relato de experiência de caráter qualitativo, parte assim, de uma abordagem qualitativa com base em três pilares: o primeiro se refere ao ensino de Língua Portuguesa, o segundo baseia-se na interdisciplinaridade como instrumento facilitador de aprendizagem, o terceiro trata-se do ensino da língua materna através dos gêneros. Deste modo, buscamos discutir a temática a partir dos estudos de França (2011), Pimenta e Lima (2008), Fazenda (2011), Dell’ Isola (2007) entre outros. Assim, através deste estudo podemos compreender que é inconcebível no atual panorama da educação na sociedade atual um ensino descontextualizado do cotidiano dos educandos, deste modo entendemos que é importante fomentar práticas de ensino nas quais o aluno possa construir seu aprendizado a partir de suas próprias experiências dando a este ensino uma significação própria.
Descrição: RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo discutir la enseñanza del idioma portugués desde una perspectiva intedisciplinar, teniendo en cuenta las prácticas de lectura y escritura como fundamental en el desarrollo del estudiante. De este modo, este estudio es fruto de actividades como becario en el Programa Institucional de Becas a Iniciación a Docencia – PIBID, a través del programa titulado Nuevas Maneras de Leer y Escribir a partir de los Géneros Textuales, realizado en la escuela Instituto Educativo (en adelante IE) Canónigo Nestor de Carvalho Cunha. La investigación es un estudio de caso cualitativo, como parte de un enfoque cualitativo baseado en tres pilares: la primera se refiere a la enseñanza del idioma portugués, el segundo se basa en la interdisciplinaridad como facilitador del aprendizaje, el tercero se trata de la enseñanza de lengua materna a través de los géneros. De este modo, buscamos discutir la temática a partir de los estudios de França (2011), Pimenta e Lima (2008), Fazenda (2011), Dell’ Isola (2007) entre otros. Así, a través de este estudio podemos compreender que es inconcebible en el actual panorama de la educación en la sociedade actual de enseñanza descontextualizada de lo cotidiano de los educandos, de este modo entendemos que es importante formentar prácticas de enseñanza en las que el alumno pueda construir su aprendizaje a partir de sus propias experiencias dando a esta enseñanza uma significación propia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3109
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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