Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3110
Título: A inclusão de alunos surdos em sala de aula regular na Escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha na cidade de São Bernardo-MA
Título(s) alternativo(s): The inclusion of deaf students in a regular classroom at the Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha School in the city of São Bernardo-MA
Autor(es): RODRIGUES, Maria Vanderléia Oliveira
Palavras-chave: Educação especial inclusiva
Alunos surdos
LIBRAS
Ensino regular
Inclusive special education
Deaf students
LIBRAS
Regular education
Data do documento: 4-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: As discussões acerca da Educação Especial e da tão “sonhada” escola inclusiva estão em evidência na contemporaneidade, fato que corrobora para que os espaços formais e informais se atualizem objetivando a inclusão. Nesse sentido, esta pesquisa intitulada A Inclusão de alunos surdos em sala de aula regular na escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha na cidade de São Bernardo-MA objetivou investigar a realidade dos alunos surdos matriculados na referida escola. Para viabilizá-la a pesquisa é de natureza aplicada, precedida de revisão bibliográfica, tendo como corpus de análise os alunos matriculados no 7º e 8º ano do ensino fundamental II, utilizando como método a pesquisa-ação, com aplicação de questionários semiestruturados aos envolvidos no processo. Como aporte teórico utilizamos as discussões de Machado (2009), Quadros (1997; 2003) Gesser (2009), Gil (2008; 2010) entre outros. Portanto, a partir do entrelaçamento entre as discussões teóricos e os resultados obtidos pela metodologia visualizamos que a escola não pode ser considerada totalmente inclusiva pois não trabalha a inclusão de tal forma que deveria ser realizada, e não apresenta resultados positivos. Muito ainda deve ser feito para realizar um ensino inclusivo de qualidade, capaz de atender todas as especificidades dos alunos com necessidades especiais. Desde modo, a escola precisa transformar-se em ambiente acolhedor e inclusivo, e para isso deve criar projetos, como a implantação de aulas de LIBRAS envolvendo toda a escola, família e alunos pois o processo de inclusão envolve todos e não só o aluno surdo.
Descrição: ABSTRACT The discussions about Special Education and the "dreamed" inclusive school are evident in contemporaneity, a fact that corroborates the need for formal and informal spaces to be updated with a view to inclusion. In this sense, this research entitled The inclusion of deaf students in a regular classroom at the Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha School in the city of São Bernardo-MA aimed to investigate the reality of the deaf students enrolled in the mentioned school. To make this research feasible, it is an applied research, preceded by a bibliographical review, having as corpus of analysis the students enrolled in the 7th and 8th grades of elementary education II, using as a method the action research, with the application of semi-structured questionnaires to those involved in process. As a theoretical contribution we used the discussions of Machado (2009), Quadros (1997; 2003) Gesser (2009), Gil (2008; 2010) among others. Therefore, from the interweaving between the theoretical discussions and the results obtained by the methodology we visualize that the school can not be considered totally inclusive because it does not work the inclusion in such a way that it should be done, and does not present positive results. Much still needs to be done to achieve inclusive quality education, capable of meeting all the specific needs of students with special needs. Since then, the school needs to become a welcoming and inclusive environment, and to do this it must create projects, such as the implementation of Pounds classes involving the entire school, family and students, since the process of inclusion involves everyone and not only the deaf student.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3110
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAVANDERLEIA-RODRIGUES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso646,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.