Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3112
Título: A variação linguística como conteúdo de ensino no processo de aprendizagem de língua portuguesa em livro didático do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The linguistic variation as content of teaching in the process of learning Portuguese in high school textbook
Autor(es): COSTA, Daniele Silva
Palavras-chave: Ensino médio,
Variação linguística
Livro didático
High school
Linguistic variation
Textbook
Data do documento: 12-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como o conteúdo de ensino variação linguística é tratado em livros didáticos do Ensino Médio, adotados em escolas públicas de São Bernardo-Maranhão. Partimos da ideia de que a variação linguística se estabelece em decorrência das diversidades de fatores socioculturais de uma dada comunidade linguística, logo é importante refletirmos sobre tal, pois essas variantes estão presentes na vida diária de cada indivíduo, consequentemente, chegam à escola. A ausência dessa discussão crítica no processo de ensino-aprendizagem da língua promove a falsa ideia de que a língua é homogênea. O instrumento escolhido para a análise é o LD Novas Palavras que integra a coleção do Ensino Médio elaborada por Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo leite e Severino Antônio, uma coleção que foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2016. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico em que se assentam as discussões realizadas neste trabalho. O referencial utilizado durante a pesquisa tem como base estudos de Bortoni-Ricardo (2004) sobre a sociolinguística em sala de aula, Bagno (1999) sobre preconceito linguístico; Travaglia (2009) sobre o ensino de gramática, Irandé Atunes (2007) sobre o ensino de língua e Assis e Luquetti sobre o LD. Através da análise no LD, nos capítulos referentes à variação linguística e com base nos objetivos específicos, observou-se a preocupação dos autores em explorar as variações linguísticas, trazendo abordagens significativas, mostrando que o livro didático não deve voltar-se apenas para a gramática normativa.
Descrição: ABSTRACT The present work aims to analyze how the content of teaching language variation is treated in textbooks of the High School, adopted in public schools of São Bernardo-Maranhão. It seeks to verify if the book interacts with students and teachers and in this sense assists in school education with more quality and less linguistic prejudice. We start from the idea that linguistic variation is established as a result of the diversity of sociocultural factors of a given linguistic community, so it is important to reflect on this, since these variants are present in the daily life of each individual, consequently, they arrive at school. The absence of this critical discussion in the teaching-learning process of the language promotes the false idea that language is homogeneous. The instrument chosen for the analysis integrates the collection of High School elaborated by Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite and Severino Antônio, a collection that was approved by the National Program of the Didactic Book PNLD. For this, a bibliographic research was carried out in which the discussions carried out in this work are based. The reference used during the research is based on studies by Bortoni-Ricardo (2004) on sociolinguistics in the classroom, Bagno (1999) on linguistic prejudice; Travaglia (2009) on grammar teaching, Irandé Atunes (2007) on language teaching. Assis and Luquetti on the LD. Through the analysis in the LD, in the chapters referring to linguistic variation and based on the specific objectives, we observed the authors' concern toexplore the linguistic, bringing meaningful approaches, showing that the textbook should not turn only to normative grammar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3112
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE-COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.