Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3116
Título: Violência na escola: percepções de alunos e professores da escola municipal Unidade Integrada Dr. Gastão Dias Vieira em São Bernardo – MA
Título(s) alternativo(s): Violence in the school: perceptions of students and teachers of the municipal school Integrated Unit Dr. Gastão Dias Vieira in São Bernardo - MA
Autor(es): COSTA, Maria do Socorro Monteiro
Palavras-chave: Estigmas
Bullying
Violência escolar
Stigmata
Bullying
School violence
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de campo sobre as percepções dos alunos e professores acerca da violência no ambiente escolar, conhecida como bullying. Participaram da pesquisa seis (06) professores e quatorze (14) alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental maior, da escola municipal Unidade Integrada Dr.Gastão Dias Vieira, localizado no povoado Currais do município de São Bernardo – MA. Como procedimento metodológico optou-se pela aplicação de questionário estruturado, a fim de apreender as percepções dos entrevistados acerca da violência na escola. Constatou-se que a violência na escola se manifesta com frequência em forma de estigma, geralmente, por meio de agressões verbais como apelidos, e é naturalizada tanto por professores quanto por alunos. A presente pesquisa ressalta a importância do debate sobre a violência em suas diversas manifestações, dentro do ambiente escolar.
Descrição: ABSTRACT The present study constitutes a field research on the perceptions of students and teachers about violence in the school environment, known as bullying. The study included six (06) professors and fourteen (14) students from 6th to 9th grade of Major elementary school, from the Escola Municipal integrated unit Dr. Gastão Dias Vieira, located in the Corrais village of the municipality of São Bernardo - MA. As a methodological procedure, the application of a structured questionnaire was chosen in order to apprehend the interviewees ' perceptions about violence at school.Itwas found that violence in school manifests frequently, usually through verbal aggressions as nicknames, and is naturalized by both teachers and students. This research emphasizes the importance of the debate on violence in its various manifestations, within the schoolenvironment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3116
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadoSocorroMonteiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso953,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.