Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3117
Título: Interdisciplinaridade: uma abordagem de superação da fragmentação do saber
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity: an approach to overcoming the fragmentation of knowledge
Autor(es): SOUSA, Dulcineia de Gois
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Fragmentação
Conhecimento
Interdisciplinarity
Fragmentation
Knowledge
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer um balanço do debate teórico acerca do tema interdisciplinaridade, visando, em particular, compreender e refletir sobre o processo histórico e epistemológico da noção de interdisciplinaridade. Apontaremos as investigações acerca da constituição dos sentidos da interdisciplinaridade ou posturas próximas em várias épocas. Para tanto, abordaremos as matrizes histórica, contextuais, epistemológicas, conceituais e operacionais em que a interdisciplinaridade firma-se. Na metodologia utilizada analisamos a literatura existente sobre o assunto na concepção de diferentes autores e em documentos oficiais. A discursão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratado por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. A interdisciplinaridade como conceito vem sendo considerada efetivamente, desde a década de 60, como instrumento de enfrentamento da excessiva fragmentação do saber. Concluímos que na medida que os conceitos sobre a interdisciplinaridade se inserem e se consolidam no campo acadêmico, passam a assumir novos significados, agregando forças para as propostas de formação integral e contextualizada de sociedade e ser humano. Trata-se de uma grande mudança paradigmática que está em pleno curso. Dentro dessa visão a partir dos estudos feitos, as noções de interdisciplinaridades são apontadas como outras possibilidades de concepções acerca do conhecimento.
Descrição: ABSTRACT This work aims to take stock of the theoretical debate about the interdisciplinary theme, aiming, in particular, to understand and reflect on the historical and epistemological process of the notion of interdisciplinarity. We will point out the investigations about the constitution of the meanings of interdisciplinarity or near postures in various epochs. To do so, we will approach the historical, contextual, epistemological, conceptual and operational matrices in which interdisciplinarity is firmly established. In the methodology used, we analyze the existing literature on the subject in the design of different authors and in official documents. The discourse on the subject of interdisciplinarity has been addressed by two major approaches: the epistemological and the pedagogical, both encompassing diverse and often complementary concepts. Since the 1960s, interdisciplinarity as a concept has been effectively considered as an instrument for coping with the excessive fragmentation of knowledge. We conclude that as the concepts about interdisciplinarity are inserted and consolidated in the academic field, they begin to assume new meanings, adding forces for the proposals of integral and contextualized formation of society and human being. This is a great paradigm shift that is in full swing. Within this view from the studies made, the notions of interdisciplinarities are pointed out as other possibilities of conceptions about knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3117
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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