Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOUTO, Janayna dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-06T15:44:34Z-
dc.date.available2019-05-06T15:44:34Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3121-
dc.descriptionABSTRACT In the last decades the internet has become a very accessible environment for a large part of the Brazilian population, young people have become users of the new Information and Communication Technologies. It is assumed that these are, for the most part students, that are commonly inserted in new social media, such as Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, whatsApp among others. Knowing that the language used in these media differs, in certain situations, from the language of the standard norm, it is considerable to think of the possibility of the students to mix the standard language with the language of the internet, the internet. In this way the present work aims to investigate how the elementary school students understand and use the internet in writing texts to different recipients via digital resources. The field research follows a course that initially involves a discussion about the internet later on the language on the Internet, more precisely about the Internet, and then how this language is inserted in the school in the Portuguese language classes. A The methodology used to analyze Internet research in Portuguese language classes is qualitative. The analysis material was produced by 8th grade elementary school students from a public school located in the municipality of São Bernardo-Ma. As a theoretical contribution, we highlight the studies of Edwards (1996), which reports on the Internet, by Fruet (2009), Lima (2009), Komuseu and Tenani (2015), discussing the internet, Xavier (2010), the lightness of the internet and how to deal with this virtual reality in school, Galli (2010) that talks about the Internet language, Marconi and Lakatos (2011) and Chizzotti (1995) on qualitative research methodology.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas a internet tornou-se um ambiente muito acessível a uma grande parte da população brasileira, os jovens tornaram-se usuários das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Supõe-se que estes sejam, na sua grande maioria estudantes, que comumente se encontram inseridos nas novas mídias sociais, a exemplo o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, whatsApp entre outros. Sabendo que a linguagem utilizada nesses meios difere, em determinadas situações, da linguagem da norma padrão, é considerável pensar na possibilidade dos alunos mesclarem da linguagem padrão à linguagem da internet, o internetês. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo investigar como os alunos do ensino fundamental compreendem e utilizam o internetês na escrita de textos para diferentes destinatários via recursos digitais. A pesquisa de campo segue um percurso que envolve incialmente uma discussão sobre a internet posteriormente sobre a linguagem na internet, mais precisamente acerca do internetês, em seguida, como essa linguagem está inserida na escola nas aulas de língua portuguesa. A metodologia utilizada para análise da pesquisa sobre o internetês nas aulas de língua portuguesa é qualitativa. O material de análise foi produzido por alunos do 8° ano do ensino fundamental maior de uma escola pública localizada no município de São Bernardo-MA. Como aporte teórico destacam-se os estudos de Edwards (1996), que relata sobre a internet, de Fruet (2009), Lima (2009), Komuseu e Tenani (2015) que discutem sobre o internetês, Xavier (2010), que trata da leveza do internetês e como lidar com essa realidade virtual na escola, Galli (2010) que discorre acerca da linguagem da internet, de Marconi e Lakatos (2011) e Chizzotti (1995), sobre metodologia da pesquisa qualitativa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLinguagem da internetpt_BR
dc.subjectInternetêspt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectInternet languagept_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTeaching of portuguese languagept_BR
dc.titleInternetês e whatsapp na sala de aula: reflexões sobre linguagem digital e recurso virtual no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeInternet and whatsapp in the classroom: reflections on digital language and virtual resource in portuguese language teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANYNA-COUTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.