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http://hdl.handle.net/123456789/3122
Título: | Estágio supervisionado interdisciplinar e ensino de língua portuguesa: tecendo reflexões sobre as experiências dos graduandos do curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão, Campus de São Bernardo-MA |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinary supervised internship and Portuguese language teaching: weaving reflections on the experiences of undergraduate students of the Language and Codes course of the Federal University of Maranhão, São Bernardo-MA campus |
Autor(es): | CARVALHO, Taís Silva |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Formação Reflexão Ensino de língua portuguesa Etapa supervisada Formación Reflexión Enseñanza de la lengua |
Data do documento: | 11-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Nas licenciaturas, o estágio supervisionado caracteriza-se como um dos componentes curriculares que integram um curso e acaba por se tornar elemento colaborador da formação inicial de professores. Para o crescimento dos estagiários necessita-se, a princípio, de todo um apoio de conhecimentos, e a universidade é responsável por isso ao aliar conhecimentos teóricos e práticos, adiante também convém o acompanhamento dos supervisores docentes da instituição que forma, bem como pela que a concede para o crescimento dos docentes/ estagiários, em resumo, é essencial esses subsídios para o professor de Língua Portuguesa. Posteriormente, já com as experiências obtidas com a prática de ensino, no primeiro momento observando e no segundo com as regências, as práticas de ensino começam, então, a concretiza-se e algumas percepções reflexivas e críticas necessárias à formação evidenciam-se pelas práticas de ensino gradativamente. Nesse contexto, este trabalho objetiva analisar as experiências dos estagiários identificando os aspectos de contribuição para a formação do professor de Língua Portuguesa pelo estágio supervisionado, no qual foram pesquisados graduandos do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo. Baseamos nossa pesquisa por uma abordagem etnográfica e os métodos de análise dos dados constituíram-se de maneira qualitativa e quantitativa. Constatamos que o componente curricular faz-se importante para o desenvolvimento e trouxe mudanças significativas para a formação docente, entre elas estão à contribuição para formação de identidade, aperfeiçoamento de prática e postura reflexiva e crítica. Além disso, a presença no ambiente escolar permitiu identificar os processos atuais de ensino da nossa língua sobre duas perspectivas: durante as observações e nas regências, o que possibilitou perceber a relação de ensino e aprendizagem efetuados. Os aportes teóricos que fundamentam este trabalho sustentam-se principalmente em Carvalho (2017) em que trata sobre algumas informações essenciais do estágio supervisionado, como a forma que se constitui, em Pimenta e Lima (2012) sobre as perspectivas do estágio em relação à teoria e prática em consolidação, bem como contribuições do estágio para a formação docente. Somado a isso, também nos baseamos em Pimenta (1998), Tardif (2014) e Freire (1996) ao retratarmos dos saberes imprescindíveis para a prática educativa. E além desses, nos apoiamos, também, em Antunes (2003), nas reflexões de prática de ensino da aula de português segundo a sua vasta experiência e suas propostas de práticas eficazes para o ensino. Ademais, nos seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio que apresentam as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e Base Nacional Comum Curricular (2017). |
Descrição: | RESÚMEN En las licenciaturas, la práctica supervisada se caracteriza como uno de los componentes curriculares que integran un curso y acaba por convertirse en elemento colaborador de la formación inicial de profesores. Para el crecimiento de los universitarios se necesita, en principio, de todo un apoyo de conocimientos, y la universidad es responsable de ello al aliar conocimientos teóricos y prácticos, a continuación también conviene el acompañamiento de los supervisores docentes de la institución que forma, así como por la que las subvenciones para el crecimiento de los profesores / alumnos, en fin, es esencial estas ayudas a la formación de profesores de portugués. Posteriormente, ya con las experiencias obtenidas con la práctica de enseñanza, en el primer momento observando y en el segundo con las regencias, las prácticas de enseñanza empiezan, entonces, la concretiza y algunas percepciones reflexivas y críticas necesarias a la formación se evidencian por las prácticas de enseñanza gradualmente. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar las experiencias de los alumnos que identifiquen los aspectos que contribuyen a la formación de profesores de Lengua Portuguesa por entrenamiento supervisado, en el que fueron encuestados graduados de la Licenciatura en Lenguas y códigos, de la Universidad Federal del Maranhão, Campus San Bernardo. Basamos nuestra investigación por un enfoque etnográfico y los métodos de análisis de los datos se constituyeron de manera cualitativa y cuantitativa. Constatamos que el componente curricular se hace importante para el desarrollo y trae cambios significativos para la formación docente, entre ellas están a la contribución a la formación de identidad, perfeccionamiento de práctica y postura reflexiva y crítica. Además, la presencia en el ambiente escolar permitió identificar los procesos actuales de enseñanza de nuestra lengua sobre dos perspectivas: durante las observaciones y en las regencias, lo que posibilitó percibir la relación de enseñanza y aprendizaje efectuados. Los aportes teóricos que fundamentan este trabajo se sostienen principalmente en Carvalho (2017) en que trata sobre algunas informaciones esenciales del estagio supervisado, como la forma que se constituye, en Pimenta y Lima (2012) sobre las perspectivas del estagio en relación a la teoría y la práctica en consolidación, así como contribuciones de la etapa para la formación docente. En cuanto a eso, también nos basamos en Pimienta (1998), Tardif (2014) y Freire (1996) al retratar de los saberes imprescindibles para la práctica educativa. Y, además, nos basamos también en Antunes (2003), en la práctica de las reflexiones educativas de clases de portugués en función de su vasta experiencia y sus propuestas de prácticas efectivas para la enseñanza. Además, los siguientes documentos oficiales: Directrices Curriculares Nacionales (1998), Plan de Estudios Nacional Directrices presentar las directrices para la enseñanza del idioma portugués y el Currículo Nacional Base Común (2017). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3122 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TAÍS-CARVALHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 590,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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