Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDES, Jaelson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T16:08:33Z | - |
dc.date.available | 2019-05-06T16:08:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3123 | - |
dc.description | ABSTRACT This work analyzes the written productions of high school graduates, considering the factors of textuality, with a focus on coherence and intertextuality. We analyzed the essay-argumentative texts of students of a public school, located in São Bernardo - MA. Based on theoretical assumptions of the Applied Linguistics aspect, the present work seeks to investigate the textuality factors in textual productions of students in the school context, in particular the phenomenon of intertextuality, which is closely linked to the idea of textual coherence. This phenomenon is only possible due to the establishment of retakes of other texts quoted directly or not, marked in writing or implied. To that end, we are based on authors such as Silva (2017), Koch and Travaglia (1997, 2015) in order to understand how high school students show the intertextuality game in their written productions. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as produções escritas dos concluintes do Ensino Médio, considerando os fatores de textualidade, com foco na coerência e intertextualidade. Foram analisados os textos dissertativo-argumentativos de alunos de uma escola pública, localizada em São Bernardo - MA. Baseado em pressupostos teóricos da vertente da Linguística Aplicada, o presente trabalho busca investigar os fatores de textualidade em produções textuais de alunos no âmbito escolar, em particular o fenômeno da intertextualidade, o qual está intimamente ligado à ideia de coerência textual. Tal fenômeno, por vez só se torna possível devido ao estabelecimento de retomadas de outros textos citados diretamente ou não, marcados na escrita ou implícitos. Para tanto o fundamentamo-nos em autores como Silva (2017), Koch e Travaglia (1997, 2015) no sentido de entender como os estudantes do ensino médio mostram o jogo da intertextualidade em suas produções escritas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Textualidade | pt_BR |
dc.subject | Coerência | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Ensin | pt_BR |
dc.subject | Textuality | pt_BR |
dc.subject | Coherence | pt_BR |
dc.subject | Intertextuality | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Coerência textual e intertextualidade na produção escrita de alunos ao término do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Textual coherence and intertextuality in the written production of students at the end of high school | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAELSON-MENDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 798,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.