Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3124
Título: | O processo de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular |
Título(s) alternativo(s): | The inclusion process of children with disabilities in regular education |
Autor(es): | COSTA, Erika Luana Lima |
Palavras-chave: | Inclusão Alunos com deficiência Escola pública Inclusion Students with disabilities Public school |
Data do documento: | 11-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho focaliza-se na temática do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. O objetivo geral consistiu em pesquisar e analisar acerca do processo de inserção dos alunos com deficiência segundo a proposta de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, apresentando um breve histórico sobre a educação especial, bem como verificar as práticas metodológicas que são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência assim como a inserção dos mesmos com as transformações sociais ocorridas que algumas vezes mostram a evolução do processo em questão e outras que a ideia não sai do papel, através da pesquisa de campo foi realizada em uma Escola Municipal de São Bernardo – MA, localizada no bairro Cajueiro. Participaram da pesquisa alguns professores e alunos do turno matutino, os quais repassaram informações através da aplicação do questionário não estruturado e diário de campo construído a partir das aulas observadas. A pesquisa bibliográfica elenca aportes teóricos – metodológicos como: Batista (2006); apoiando-se na Declaração de Jomtien (1990); Declaração de Salamanca (1994); Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (1998); Diretrizes e Bases da Educação (1962) entre outros. Mostrando que alunos com deficiência são amparados por lei com o direito de estudar em uma escola regular. Assim buscando discutir a proposta de inclusão desenvolvemos uma pesquisa qualitativa. A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular é algo que desenvolve – se lentamente, porém com alguns avanços, ainda tem um campo grande para ser pesquisado na educação, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os avanços positivos de estudos na área e assim prevalecendo assim a igualdade de direitos e deveres. |
Descrição: | ABSTRACT The present work focuses on the thematic of the process of inclusion of students with special needs in regular education. The general objective was to research and analyze the process of insertion of students with disabilities according to the proposal of inclusion of children with disabilities in regular education, presenting a brief history about special education, as well as to verify the methodological practices that are used in the process of teaching and learning of the students with disabilities as well as the insertion of the same with the social transformations that have occurred that sometimes show the evolution of the process in question and others that the idea does not leave the paper through field research was carried out in a Municipal School of São Bernardo - MA, located in the Cajueiro neighborhood. Some teachers and students of the morning shift participated in the research, which passed on information through the application of the unstructured questionnaire and field diary constructed from the observed classes. The bibliographical research is based on theoretical - methodological contributions such as: Batista (2006); building on the Jomtien Declaration (1990); Declaration of Salamanca (1994); National Guidelines for Special Education in Basic Education (1998); Guidelines and Bases of Education (1962), among others. Showing that students with disabilities are covered by law with the right to study at a regular school. Thus seeking to discuss the inclusion proposal we developed a qualitative research. The inclusion of students with disabilities in regular education is something that develops slowly, but with some advances, still has a large field to be researched in education, it is hoped that this research can contribute to the positive advances of studies in the area and thus prevailing the equality of rights and duties. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3124 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERIKA-COSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.