Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3126
Título: | As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura |
Título(s) alternativo(s): | The contributions of children's literature to the development of reading |
Autor(es): | PORTO, Adrielly Garcia |
Palavras-chave: | Educação infantil Leitura Leitor Child education Reading Reader |
Data do documento: | 13-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa visa analisar sobre as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura. Atualmente a literatura envolve transmissão das alterações em trâmite, distante de querer os paradigmas ou a propagação de princípios já estabelecidos ou estruturados, busca incentivar a criatividade, a exploração ou o avanço dos novos conceitos em criação. Para a fundamentação teórica contamos com as contribuições de Cosson (2016), Firchof e Bonin (2016), Velosa (2016), Buendgens e Carvalho (2016), dentre outros. Lendo diversos textos sobre a temática em questão foi possível reconhecer à importância da leitura na vida da criança. O procedimento metodológico utilizado para efetivação dessa pesquisa se deu por meio de estudo de caso complementado com técnicas de observação e aplicação de questionário com o intuito de coletar dados. Participaram desse estudo os professores da Unidade Deus Menino, uma escola pública da rede municipal de ensino de Santa Quitéria do Maranhão. Os resultados encontrados, entre outros dados importantes, indicaram que a leitura é entendida como um processo que envolve não só a decifração de códigos, mas, também a compreensão destes. E, a literatura infantil contribui, significativamente, para o seu desenvolvimento. |
Descrição: | ABSTRACT This research aims to reflect on the contributions of children's literature to the development of reading and writing. Currently the literature involves transmission of changes in process, far from wanting the paradigms or the propagation of established or structured principles, seeks to encourage the creativity, exploration or advancement of new concepts in creation. For the theoretical basis we count on the contributions of Cosson (2016), Kirchof and Bonin (2016), Velosa (2016), Buendgens and Carvalho (2016), among others. Reading several texts on the subject in question it was possible to recognize the importance of reading in the life of the child. The methodological procedure used to carry out this research was done through a case study complemented with observation techniques and questionnaire application in order to collect data. The teachers of the God School Boy’s Unit, a public school of the municipal teaching network of Santa Quitéria do Maranhão, participated in this study. The results found, among other important data, indicated that reading is understood as a process that involves not only the deciphering of codes, but also the understanding of them. And, children's literature contributes significantly to the development of reading and writing. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3126 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIELLLY-PORTO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 337,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.