Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Joyce Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-06T16:41:09Z-
dc.date.available2019-05-06T16:41:09Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3127-
dc.descriptionABSTRACT This work deals with a research carried out from the study on the textual genres. Considering that the textual genres inserted in the teaching of Portuguese Language are presented as an possibility for the improvement of language and writing, this research makes an approach on one of these genres, which is textual genre with a focus on the micro riddle of enigma to work in the classroom. From this perspective the objective is to discuss about the importance of the tale genre as a facilitator in teaching the student's learning in their school life. In order to achieve this goal, the research was based on bibliographical studies and field research with a qualitative approach, carried out at the Nilza Coelho Lima Municipal School, with 7th grade students, as an instrument for classroom observation, informal conversations and a (1998), Travaglia (2002) and Marcuschi (2005), which deal with the use of language and genres. texts. Considering the studies of Haydt (2006) and Dolz and Schneuwly (2004) that deal with didactics and teaching methods, also counting on three articles that talk about the application of the tale genre in the classroom of the authors Sousa and Pacheco (2017); Silva (2012) and Moura and Rocha Jr (2016).pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata de uma pesquisa realizada a partir do estudo sobre os gêneros textuais. Tendo em vista que os gêneros textuais inseridos no ensino de Língua Portuguesa são apresentados como uma possibilidade para a melhoria da linguagem e da escrita, essa pesquisa faz uma abordagem sobre um destes gêneros, que é o microconto de enigma para o trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, o objetivo é discutir sobre a importância do gênero microconto como facilitador no ensino aprendizagem do educando em sua vida escolar. Com o intuito de alcançar essa finalidade, a pesquisa foi baseada em estudos de referencial teórico e na pesquisa de campo com abordagem qualitativa, realizado na Escola Municipal Nilza Coelho Lima, com alunos do 7° ano, tendo como instrumento à observação nas aulas, conversas informais e uma produção textual realizadas pelos alunos sobre o tema abordado tendo como suporte teórico o documento do PCN de Língua Portuguesa (1998) e alguns autores como Bechara (2008), Travaglia (2002) e Marcuschi (2005) que tratam sobre os o uso da linguagem e dos gêneros textuais. Considerando os estudos de Haydt (2006) e Dolz e Schneuwly (2004) que tratam sobre didática e métodos de ensino, contando também com autores Sousa e Pacheco (2017); Silva (2012) e Moura e Rocha Jr (2016), que tratam sobre a aplicação do gênero conto em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectShort storiespt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.titleO microconto no ensino de lingua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe microconto in the teaching of portuguese languagept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCE-NASCIMENTO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso13,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.