Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3128
Título: Literatura afro-brasileira nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de intervenção para aplicabilidade da lei 11.645/08
Título(s) alternativo(s): Afro-brazilian literature in language classes portuguese: an intervention proposal for the applicability of Law 11.645 / 08
Autor(es): ARAUJO, Natália Marques
Palavras-chave: Ensino médio
Lei 11.645/08
Literatura afro-brasileira
Sequência didática
Data do documento: 12-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Partindo da necessidade de tornar mais evidente as discussões em torno da lei 11.645/08, e mais constante as práticas em relação a sua aplicabilidade no contexto escolar, este trabalho objetiva compreender a importância do estudo da literatura afrobrasileira, bem como sua contribuição para aplicabilidade da lei em questão. Diante das dificuldades para aplicação da lei supracitada, detectadas no decorrer deste trabalho, buscamos propor uma sequência didática, que visa inserir este estudo nas aulas de literatura, no 2º ano do Ensino Médio. Tal sequência foi desenvolvida a partir das observações das aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública, localizada na cidade de Magalhães de Almeida-MA. Este trabalho apresenta ainda um estudo acerca das representações e autoapresentaçoes negras no Romantismo brasileiro. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para tanto, esta pesquisa usa doistipos de procedimentos: a pesquisa bibliográfica, apoiando-nosem estudos realizados por Munanga (2005), Candido (1995), Cosson (2016), Lima (2013), Rebassa (1965),Calegari e Moreira (2016), Brookshaw (1983), entre outros; e observação naturalista acompanhada de entrevistas com os professores para a coleta de informações do campo pesquisado. Em suma, os resultados deste trabalho apontam que a presença do estudo da literatura afro-brasileira em sala de aula é de grande relevância para a construção do conhecimento dos alunos enquanto sujeitos inseridos numa sociedade pluriétnica, uma vez que este estudo proporciona o reconhecimento e a valorização da matriz africana e, consequentemente, fomenta as práticas de respeito entre todos os brasileiros, diminuindo, assim, práticas racistas existentes no ambiente escolar e na sociedade em geral.
Descrição: RÉSUMÉ À partir de lanécessité de faire des discussions autour de La loi 11.645/08 et plus systématiquement sur les pratiques concernant à son applicabilité dans Le contexte scolaire, ce travail vise à comprendre l'importance de l'étude de lalittérature afrobrésilienne, ainsi que as contribution à l’applicabilité de la loi em question. Des difficultés pour l’application de la loi mentionnée, qui on été detectes au cours de cette recherche, on propose une séquence didactique visant à insérer cette étude en classe de littérature. Cette séquence a été developpé dans une école publique située à Magalhães de Almeida-MA. Ce travail presente également une étude sur lês représentations e les autoportraits en noir dans Le romantisme brésilien. Em termes méthodologiques, c’est une recherche d’aprroche qualitative. Pour cela, cette recherche utilize deux types de procédures: La recherche bibliographique, on appuie em études menées par Munanga (2005), Candido (1995), Cosson (2016), Lima (2013), Rebassa (1965), Calegari et Moreira (2016), Brookshaw (1983), entre autres; et, observation naturaliste accompagnéed’entretiensavecdesenseignantspourlacollected’informationssurlechamprec herché. En bref, les résultats de cette étude indiquent que la présence de l'étude de la littérature afro-brésilienne en classe est d'un grand intérêt pour la construction du savoir des étudiants en tant que sujets insérés dans une société multiethnique, puisque cette étude fournit la reconnaissance et l'appréciationde la matrice africaine et, par conséquent, encourage les pratiques de respect de tous les Brésiliens, réduisant ainsi les pratiques racistes dans le milieu scolaire et dans la société en général.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3128
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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