Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, Marta Leticia Meireles-
dc.date.accessioned2019-05-06T18:18:37Z-
dc.date.available2019-05-06T18:18:37Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3129-
dc.descriptionRESUMEN El presente trabajo tiene por objetivo analizar los aspectos del proceso de Enseñanza / Aprendizaje de Arte en la enseñanza fundamental y comprender la relevancia del Enfoque Triangular en la enseñanza del Arte; se pretende reflexionar sobre la práctica pedagógica del arte / educador en lo que conciernen a las acciones en el aula y su planificación anterior y discutir la importancia de la contextualización del aprendizaje para la enseñanza del Arte. Esta investigación-acción es de naturaleza cualitativa, resultado de observaciones y experiencias como pasante en la escuela Instituto Educativo Cônego Nestor de Carvalho Cunha, ubicada en la zona urbana del municipio de São Bernardo / MA. Para ello tomamos como norte los estudios de Bernardes y Oliveiro (2011), Bublitz (2014), Silva y Lampert (2017) entre otros que tratan de la enseñanza del Arte. El arte / educación tiene un papel importante en la formación integral del sujeto, ayudando a comprender otras realidades partiendo de elementos subjetivos; estimulando además de la creatividad el sentido crítico del educando conforme orientan los Parámetros Curriculares Nacionales de Arte. De este modo, comprendemos la necesidad de pensar en enfoques que puedan favorecer esos aspectos de la enseñanza del Arte, abandonando la práctica mecánica de la enseñanza tradicional y permitiendo al alumno explorar todos los sentidos del Arte.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos do processo de Ensino/Aprendizagem de Arte no ensino fundamental e compreender a relevância da Abordagem Triangular no ensino da Arte; objetivamos ainda refletir sobre a prática pedagógica do arte/educador no que concernem as ações em sala de aula e o seu planejamento anterior e discutir a importância da contextualização do aprendizado para o ensino da Arte. Esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa, resultado de observações e experiências enquanto estagiário na escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, localizada na zona urbana do município de São Bernardo/MA. Para tal tomamos como norte os estudos de Bernardes e Oliveiro (2011), Bublitz (2014), Silva e Lampert (2017) entre outros que tratam do ensino da Arte. A arte/educação tem papel importante na formação integral do sujeito, ajudando a compreender outras realidades partindo de elementos subjetivos; estimulando além da criatividade o senso critico do educando conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Deste modo, compreendemos a necessidade de pensar em abordagens que possam favorecer esses aspectos do ensino de Arte, abandonando a prática mecânica do ensino tradicional e permitindo ao aluno explorar todos os sentidos da Arte.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAbordagem triangularpt_BR
dc.subjectArte / educaciónpt_BR
dc.subjectMetodologíapt_BR
dc.subjectEnfoque triangularpt_BR
dc.titleArte educação: um olhar sob as relações pedagógicas e os processos de ensino aprendizagem nas aulas de arte na escola I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunhapt_BR
dc.title.alternativeArt education: a look under the pedagogical relationships and the processes of teaching learning in art classes at school I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunhapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTA-PEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso585,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.