Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3131
Título: A literatura como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem: uma reflexão acerca do uso do texto literário nas aulas de língua inglesa na educação básica
Título(s) alternativo(s): Literature as a tool for the teaching and learning process: a reflection on the use of literary text in english language classes in basic education
Autor(es): SILVA, Grazyella Silva e
Palavras-chave: Literatura
Língua inglesa
Ensino
Metodologia
Literature
The english language
Teaching
Methodology
Data do documento: 29-Jan-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino da literatura é muito importante na escola, tornando-se um meio facilitador para a aprendizagem de línguas, uma vez que através da literatura os alunos conhecem outros idiomas, culturas e desenvolvem melhor seus conhecimentos, tornando-se sujeitos críticos e criativos. Pode se observar nas aulas de língua inglesa que a grande preocupação se volta para aquisição de habilidades linguísticas, tendo mais foco apenas a estrutura gramatical desconsiderando o contexto da língua em uso. Assim, a literatura surge nesse cenário como instrumento facilitador do ensino da língua, por criar condições de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva de ensino contextualizado. Diante disso, este trabalho pretende refletir sobre o papel dos textos literários no ensino de língua inglesa no curso da educação básica. Para tal tomamos como norte os estudos de Colasante (2005), Santos (2011), Cosson (2014) dentre outros. Os resultados aqui apresentados apontam para a necessidade de ressignificar o ensino de língua inglesa através da literatura, mas para isso é preciso antes de tudo uma ação metodológica reflexiva.
Descrição: ABSTRACT The teaching of literature is very important in school, becoming a kind of facilitator for language learning, since through literature students know other languages, cultures and develop better their knowledge, becoming subjects critical and creative. One can observe in English language lessons to the great concern turns to acquiring language skills, having more focus only the grammatical structure of the language in context disregarding the use. Thus, the literature appears in this scenario as a facilitator of the teaching of language, by creating conditions of teaching-learning from a teaching perspective contextualized. Given this, this work intends to reflect on the role of literary texts in English language teaching in the course of basic education. To do this we take North Colasante studies (2005), Saints (2011), Cosson (2014) among others. The results presented here point to the need to redefine its meaning English education through literature, but for this it is necessary to first of all a methodological reflective action.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3131
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAZYELLA-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso444,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.