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dc.contributor.authorCOSTA, Andrenna dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-06T19:07:23Z-
dc.date.available2019-05-06T19:07:23Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3132-
dc.descriptionABSTRACT This paper seeks to discuss how the reproduction of social inequalities works from the stigmatization of linguistic varieties in the school and how the way in which the teaching of the standard tongue is applied, in particular through the textbook, corroborates with the linguistic prejudice. For this, a bibliographical as conducted survey of the linguistic, sociolinguistic area, and discourse analysis and support the discussions and support the analysis of the book for the EJA For a better life, which was the object of analysis of this research. The texts that show the reaction of the media on the approach of the book also constitute the material analysis of this work. The theoretical basis for this discussion is in Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Gnerre (1998), Bakhtin/Volochinov (2006), Marcuschi (2007), Bagno (2007), Orlandi (2000) e Maingueneau (2015), among others.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca discutir como funciona a reprodução das desigualdades sociais a partir da estigmatização das variantes linguísticas na escola e como o ensino da língua padrão aplicado, em especial através do livro didático, corrobora com o preconceito linguístico. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico da área da linguística, sociolinguística e análise do discurso para embasar as discussões e dar suporte à análise do livro destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) Por uma vida melhor, que foi o objeto de análise desta pesquisa. O referido livro provocou embates pelo modo como trata a variação linguística. Os textos, que mostram a reação dos meios de comunicação sobre a abordagem do livro, também constituem o material de análise deste trabalho. O aporte teórico para essa discussão está em Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Gnerre (1998), (Bakhtin/Volochinov (2006), Marcuschi (2007), Bagno (2007), Orlandi (2000) e Maingueneau (2015), entre outros.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEducation youth and adultspt_BR
dc.titleO preconceito linguístico disfarçado de cuidado: uma análise de discursos sobre o livro didático de língua portuguesa Por uma vida melhor, da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeThe linguistic prejudice disguised as care: an analysis of discourses on the Portuguese language textbook For a better life, Education of Young and Adultspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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