Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3132
Título: O preconceito linguístico disfarçado de cuidado: uma análise de discursos sobre o livro didático de língua portuguesa Por uma vida melhor, da Educação de Jovens e Adultos
Título(s) alternativo(s): The linguistic prejudice disguised as care: an analysis of discourses on the Portuguese language textbook For a better life, Education of Young and Adults
Autor(es): COSTA, Andrenna dos Santos
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Livro didático
Educação de jovens e adultos
Linguistic prejudice
Textbook
Education youth and adults
Data do documento: 11-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho busca discutir como funciona a reprodução das desigualdades sociais a partir da estigmatização das variantes linguísticas na escola e como o ensino da língua padrão aplicado, em especial através do livro didático, corrobora com o preconceito linguístico. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico da área da linguística, sociolinguística e análise do discurso para embasar as discussões e dar suporte à análise do livro destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) Por uma vida melhor, que foi o objeto de análise desta pesquisa. O referido livro provocou embates pelo modo como trata a variação linguística. Os textos, que mostram a reação dos meios de comunicação sobre a abordagem do livro, também constituem o material de análise deste trabalho. O aporte teórico para essa discussão está em Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Gnerre (1998), (Bakhtin/Volochinov (2006), Marcuschi (2007), Bagno (2007), Orlandi (2000) e Maingueneau (2015), entre outros.
Descrição: ABSTRACT This paper seeks to discuss how the reproduction of social inequalities works from the stigmatization of linguistic varieties in the school and how the way in which the teaching of the standard tongue is applied, in particular through the textbook, corroborates with the linguistic prejudice. For this, a bibliographical as conducted survey of the linguistic, sociolinguistic area, and discourse analysis and support the discussions and support the analysis of the book for the EJA For a better life, which was the object of analysis of this research. The texts that show the reaction of the media on the approach of the book also constitute the material analysis of this work. The theoretical basis for this discussion is in Labov (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Gnerre (1998), Bakhtin/Volochinov (2006), Marcuschi (2007), Bagno (2007), Orlandi (2000) e Maingueneau (2015), among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3132
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRENNA-COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.