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http://hdl.handle.net/123456789/3169
Título: | Ligas acadêmicas como uma estratégia de ensino e aprendizagem na formação profissional: uma revisão narrativa |
Título(s) alternativo(s): | Academic leagues as a teaching and learning strategy in vocational training: a narrative review |
Autor(es): | SOUZA, Itamara Tiara Neves Silva |
Palavras-chave: | Liga acadêmica Formação profissional Promoção de saúde Academic League Professional qualification Health promotion |
Data do documento: | 16-Out-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Introdução: Liga Acadêmica (LA) é uma associação civil científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, que visa complementar a formação acadêmica, dentro do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A sua presença exerce um impacto, tanto na formação profissional dos seus membros, como na promoção de saúde das comunidades assistidas. Objetivo: Estudar a importância das Ligas Acadêmicas, como uma estratégia de ensino e aprendizagem para a formação profissional e como uma ferramenta na melhoria à saúde dos indivíduos acompanhados. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, do tipo revisão narrativa. Foram utilizados artigos publicados nos últimos dez anos e indexados na base de dados científicas: SciELO, MEDLINE, LILACS e PubMED. Os termos utilizados para a busca dos artigos foram: “Ligas Acadêmicas”, correlacionados com “Promoção de Saúde” e “Formação Profissional”. Como critérios de inclusão, definiu-se que os artigos deveriam ter como tema central os aspectos históricos, benefícios e limitações das Ligas, seu impacto na qualificação profissional, bem como na promoção e prevenção de saúde dos indivíduos assistidos. Foram identificadas, um total de 36 publicações. Após a leitura dos resultados, verificou-se que apenas 15 artigos contemplavam o interesse de estudo proposto. Resultados e Discussão: As atividades práticas possibilitam o primeiro contato dos estudantes com a comunidade e aprimoram os conceitos apreendidos em sala. Além disso, para Goergen (2017), a experiência de administrar uma liga, garantir a sua visibilidade no meio acadêmico-científico, nas mídias sociais e na comunidade, é primordial para a formação profissional. Outros autores afirmam que, devido a condução e a responsabilidade de ministrar os conteúdos sendo dada aos membros, garante um aprendizado dinâmico e autônomo. Além disso, muitos projetos de iniciação científicas são obtidos por meio das LAs, não somente pelo fácil acesso ao campo de estudo, como pela presença de preceptores interessados em contribuir com elaboração de banco de dados. No entanto, a literatura destaca que as LAs não devem perder a sua identidade enquanto extensão universitária, principalmente em relação a sua atuação em atividades de assistência às comunidades acompanhadas. A maioria dos autores foram consensuais sobre os diversos obstáculos de uma Liga. Os principais ocorriam devido ao baixo interesse dos universitários em atividades extracurriculares; escassez do tempo para participação em atividades curriculares concomitantes às da graduação; falha da supervisão pelo docente; superespecialização precoce dos graduandos; ao insuficiente apoio financeiro por parte de órgão ou da Universidade, para custear ações de pesquisa e extensão e da dificuldade para obtenção de certificação perante a Universidade. Considerações Finais: As Ligas representam uma oportunidade singular para o desenvolvimento de atividades extracurriculares direcionadas para educação, pesquisa científica e assistência, estimulando a autonomia e criatividade dos seus membros. Sendo que, quando corretamente direcionada e supervisionada, colaboram positivamente na formação de seus participantes. |
Descrição: | ABSTRACT Introduction: Academic League (LA) is a free scientific civil association of indefinite duration, non-profit, which aims to complement the academic training, within the university tripod of teaching, research and extension. Its presence has an impact both in the professional training of its members and in the health promotion of the assisted communities. Objective: To study the importance of Academic Leagues, as a teaching and learning strategy for professional training and as a tool in improving the health of the individuals followed. Methodology: A cross - sectional descriptive study of the narrative review type. We used articles published in the last ten years and indexed in the scientific database: SciELO, MEDLINE, LILACS and PubMED. The terms used to search for the articles were: "Academic Leagues", correlated with "Health Promotion" and "Vocational Training". As inclusion criteria, it was defined that the articles should have as central theme the historical aspects, benefits and limitations of the Leagues, their impact on the professional qualification, as well as on the health promotion and prevention of the individuals assisted. A total of 36 publications were identified. After reading the results, it was verified that only 15 articles contemplated the interest of the proposed study. Results and Discussion: The practical activities allow the first contact of the students with the community and improve the concepts learned in the classroom. In addition, for Goergen (2017), the experience of running a league, ensuring its visibility in the academic-scientific milieu, in the social media and in the community, is paramount for professional training. Other authors affirm that, due to the conduction and responsibility of delivering the content being given to the members, it guarantees a dynamic and autonomous learning. In addition, many scientific initiation projects are obtained through the LAs, not only because of the easy access to the field of study, but also through the presence of preceptors interested in contributing with database elaboration. However, the literature emphasizes that LAs should not lose their identity as a university extension, especially in relation to their activities in assisting communities. Most of the authors were consensual about the various obstacles of a League. The main ones occurred due to the low interest of the university students in extracurricular activities; shortage of time for participation in curricular activities concomitant with graduation; failure of supervision by the teacher; early specialization of undergraduates; insufficient financial support from the university or the University to fund research and extension actions and the difficulty of obtaining certification before the University. Final Considerations: Leagues represent a unique opportunity for the development of extracurricular activities aimed at education, scientific research and assistance, stimulating the autonomy and creativity of its members. Being, when correctly directed and supervised, they collaborate positively in the formation of their participants. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3169 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga |
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