Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3171
Título: Perfil da avaliação da aprendizagem em escolas públicas do município de Santa Quitéria - MA
Título(s) alternativo(s): Profile of the evaluation of learning in public schools in the municipality of Santa Quitéria - MA
Autor(es): SILVA, Mariane Sousa
Palavras-chave: Ensino
Avaliação
Aprendizagem
Teaching
Evaluation
Learning
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A avaliação da aprendizagem vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões e pesquisas de especialistas e educadores, sendo um dos temas mais discutidos na atualidade. São inúmeros os métodos de avaliações, cada um com seus prós e contras, tal fato ocorre porque o ato de avaliar é muito complexo e seu estudo podefornecer incontáveis informações sobre métodos, materiais pedagógicos, formas de avaliação, informações sobre desenvolvimento e desempenho dos alunos no processo ensino/aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi analisar os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos professores de Santa Quitéria do Maranhão – MA e suas impressões acerca do tema. O método empregado neste trabalho foi a aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente a professores das várias áreas do ensino fundamental e médio, em escolas privadas, municipais e estaduais. De acordo com os dados obtidos concluiu-se que a frequência nas aulas e a prova tradicional são ainda as principais formas de avaliação. A avaliação foi descrita pelos pesquisados principalmente como um instrumento que avalia com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Notou-se que o professor ainda está preso a antigos métodos de ensino que tornam a aula enfadonha e monótona, causando o desinteresse dos alunos e prejudicando o ensino e a aprendizagem.Notou-se por estes que as provas são ainda as mais utilizadas pelos professores em suas salas de aula, pois é visível a grande resistência ao uso de uma avaliação da aprendizagem que diagnostique ao invés de apenas classificar.
Descrição: ABSTRACT The evaluation of learning has been gaining more and more prominence in the discussions and researches of specialists and educators, being one of the subjects more discussed at the present time. There are innumerable methods of evaluations, each with its pros and cons, this occurs because the act of evaluating is very complex and its study can provide countless information about methods, teaching materials, forms of evaluation, information on student development and performance in the teaching / learning process. The objective of this work was to analyze the methods of evaluation of school learning used by the teachers of Santa Quitéria do Maranhão - MA and their impressions about the theme. The method used in this study was the application of semi-structured questionnaires applied directly to teachers in various areas of primary and secondary education, in private, municipal and state schools. According to the data obtained it was concluded that the frequency in the classes and the traditional test are still the main forms of evaluation. The evaluation was described by the respondents mainly as an instrument that evaluates with prevalence of the quantitative aspects over the qualitative ones. It was noted that the teacher is still stuck to old teaching methods that make the classroom dull and monotonous, causing disinterest among students and impairing teaching and learning. It was noted by these that the tests are even more used by teachers in their classrooms, because it is visible the great resistance to the use of an assessment of learning that diagnoses rather than just classify.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3171
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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