Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Mariane Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-09T16:42:02Z-
dc.date.available2019-05-09T16:42:02Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3171-
dc.descriptionABSTRACT The evaluation of learning has been gaining more and more prominence in the discussions and researches of specialists and educators, being one of the subjects more discussed at the present time. There are innumerable methods of evaluations, each with its pros and cons, this occurs because the act of evaluating is very complex and its study can provide countless information about methods, teaching materials, forms of evaluation, information on student development and performance in the teaching / learning process. The objective of this work was to analyze the methods of evaluation of school learning used by the teachers of Santa Quitéria do Maranhão - MA and their impressions about the theme. The method used in this study was the application of semi-structured questionnaires applied directly to teachers in various areas of primary and secondary education, in private, municipal and state schools. According to the data obtained it was concluded that the frequency in the classes and the traditional test are still the main forms of evaluation. The evaluation was described by the respondents mainly as an instrument that evaluates with prevalence of the quantitative aspects over the qualitative ones. It was noted that the teacher is still stuck to old teaching methods that make the classroom dull and monotonous, causing disinterest among students and impairing teaching and learning. It was noted by these that the tests are even more used by teachers in their classrooms, because it is visible the great resistance to the use of an assessment of learning that diagnoses rather than just classify.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação da aprendizagem vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões e pesquisas de especialistas e educadores, sendo um dos temas mais discutidos na atualidade. São inúmeros os métodos de avaliações, cada um com seus prós e contras, tal fato ocorre porque o ato de avaliar é muito complexo e seu estudo podefornecer incontáveis informações sobre métodos, materiais pedagógicos, formas de avaliação, informações sobre desenvolvimento e desempenho dos alunos no processo ensino/aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi analisar os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos professores de Santa Quitéria do Maranhão – MA e suas impressões acerca do tema. O método empregado neste trabalho foi a aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente a professores das várias áreas do ensino fundamental e médio, em escolas privadas, municipais e estaduais. De acordo com os dados obtidos concluiu-se que a frequência nas aulas e a prova tradicional são ainda as principais formas de avaliação. A avaliação foi descrita pelos pesquisados principalmente como um instrumento que avalia com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Notou-se que o professor ainda está preso a antigos métodos de ensino que tornam a aula enfadonha e monótona, causando o desinteresse dos alunos e prejudicando o ensino e a aprendizagem.Notou-se por estes que as provas são ainda as mais utilizadas pelos professores em suas salas de aula, pois é visível a grande resistência ao uso de uma avaliação da aprendizagem que diagnostique ao invés de apenas classificar.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titlePerfil da avaliação da aprendizagem em escolas públicas do município de Santa Quitéria - MApt_BR
dc.title.alternativeProfile of the evaluation of learning in public schools in the municipality of Santa Quitéria - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANE-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso341,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.