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Título: Utilização de jogo lúdico como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem em química sobre os elementos químicos da tabela períodica
Título(s) alternativo(s): Use of game play as a tool in the teaching / learning process in chemistry on the chemical elements of the periodic table
Autor(es): PEREIRA, Alan Costa
Palavras-chave: Elementos químicos
Ensino-aprendizagem
Jogos lúdicos
Chemical elements
Teaching-learning
Play games
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino de química, para a maior parte dos alunos do Ensino Médio, é considerado como muito difícil, principalmente para aqueles recém-chegados do Ensino Fundamental. A ferramenta lúdica têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. A necessidade de inovar as aulas na tentativa de contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos com metodologias promissoras para a ampliação da aprendizagem no ensino de química. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de aulas lúdicas em química no ensino médio, buscando analisar os conhecimentos dos alunos voltados ao assunto da tabela periódica, para compreender a relação entre teoria e prática, e, como as formas lúdicas podem enriquecer o ensino de química dentro da sala de aula. Esta pesquisa é de caráter participativa, desenvolvida com alunos do ensino médio do 1º, 2º e 3º ano e se desenvolveu na escola Centro de Ensino Dr. Henrique Couto, no município de São Bernardo-MA. A coleta de dados foi através de questionários com perguntas abertas e fechadas e aplicação do jogo da memoria dos elementos químicos. Os resultados obtidos se destacam pela a eficiência do jogo da memória dos elementos químicos como ferramenta lúdica, além disso, percebe-se que o lúdico pode desenvolver o interesse, a curiosidade, a motivação, a coletividade, bem como melhorar a relação entre aluno e professor. Conclui-se que esta pesquisa, através do jogo lúdico proposto no jogo da memória dos elementos químicos, é um facilitador do ensino-aprendizagem na área da química, mais especificamente dos elementos químicos, tendo em vista que é extremamente difícil aprender sobre todos os elementos da tabela periódica. A pesquisa não é definitiva, mais partindo do pressuposto desta ser um processo contínuo, mais sim uma introdução de futuras pesquisas.
Descrição: ABSTRACT Chemistry teaching, for most high school students, is considered to be very difficult, especially for those newcomers to Elementary School. Play tools have gained space in recent years, but it is necessary that the use of this resource is thought and planned within a more consistent pedagogical proposal. The need to innovate the classes in an attempt to contribute to the students become more interested, attentive and participative with promising methodologies for the expansion of the learning in the teaching of chemistry. The objective of this work is to evaluate the efficiency of playful classes in chemistry in high school, aiming to analyze the students' knowledge about the subject of the periodic table, to understand the relationship between theory and practice, and how playful forms can enrich the teaching of chemistry within the classroom. This research is a participatory one, developed with high school students of the 1st, 2nd and 3rd year and was developed at the Dr. Henrique Couto School of Education, in the municipality of São Bernardo-MA. The data collection was through questionnaires with open and closed questions and application of the memory game of chemical elements. The results obtained stand out for the efficiency of the game of memory of the chemical elements as a playful tool, in addition, it is noticed that the playful can develop interest, curiosity, motivation, collectivity, as well as improve the relationship between student and teacher. It is concluded that this research, through the game play proposed in the memory game of chemical elements, is a facilitator of teaching-learning in the field of chemistry, more specifically of the chemical elements, since it is extremely difficult to learn about all elements of the periodic table. The research is not definitive, but based on the assumption that this is an ongoing process, but rather an introduction to future research.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3176
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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