Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3177
Título: | Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Inciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem de ciências naturais |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of the Institutional Program of the In-kind Scholarship (PIBID) for the learning of the natural sciences |
Autor(es): | SILVA, Soraia Garcez da |
Palavras-chave: | PIBID Educação básica Metodologia Aprendizagem PIBID Basic education Methodology Learning |
Data do documento: | 12-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O ensino de ciências vive uma realidade difícil no Brasil. Os alunos trazem consigo uma concepção de que a aprendizagem dos conteúdos de ciências é complexa que, muitas vezes, é atrelada à metodologia de ensino tradicional adotada pelos professores. Neste contexto, o programa PIBID vem sendo desenvolvido com intuito de propiciar tanto uma melhor formação do professor como promover práticas de ensino que possibilitem um melhor aprendizado dos alunos com relação aos conceitos utilizando metodologias diferenciadas como, por exemplo, a realização de aulas experimentais e aplicação de jogos lúdicos que são apontados como um diferencial no ensino de ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do PIBID para a aprendizagem de Ciências dos alunos do 9º ano do Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha e constitui-se de uma análise qualitativa descritiva, na medida em que se buscou obter a visão crítica dos alunos no que se refere ao interesse, relevância e importância das atividades desenvolvidas pelo PIBID durante as aulas de Ciências. O espaço amostral foi constituído por trinta alunos e um professor de ciências. Para coleta de dados foram utilizados os questionários para os alunos e entrevista para o professor. Os resultados mostraram que o PIBID tem grande influência no âmbito escolar, pois contribui para o ensino aprendizagem na disciplina de ciências dos alunos do 9º ano na Escola Cônego Nestor de Carvalho Cunha, localizada em São Bernardo – MA. O PIBID promove aulas mais dinâmicas e diversificadas tornando uma aprendizagem mais significativa, propicia também, a inovação de práticas pedagógicas, desperta o interesse do aluno, e estimula o professor a pensar e refletir sobre novas metodologias para melhorar o ensino aprendizagem. |
Descrição: | ABSTRACT Science education is a difficult reality in Brazil. The students bring with them a conception that the learning of science contents is complex, which is often linked to the traditional teaching methodology adopted by the teachers. In this context, the PIBID program has been developed with the aim of providing both a better teacher education and promoting teaching practices that allow students to better learn about concepts using different methodologies such as experimental classes and application of playful games that are pointed as a differential in the teaching of sciences. Therefore, this work has as general objective to analyze the contributions of the PIBID to the learning of Sciences of the students of the 9th year of the Educational Institute Canon Nestor de Carvalho Cunha and constitutes a descriptive qualitative analysis, in the measure in which it was sought to obtain the vision criticism of the students regarding the interest, relevance and importance of the activities developed by PIBID during science classes. The sample space consisted of thirty students and a science teacher. For data collection, the questionnaires were used for the students and interview for the teacher. The results showed that the PIBID has a great influence in the school environment, since it contributes to the teaching learning in the discipline of sciences of the 9th grade students at Escola Nestor de Carvalho Cunha, located in São Bernardo - MA. The PIBID promotes more dynamic and diversified classes, making a more meaningful learning, also propitiates the innovation of pedagogical practices, arouses the interest of the student, and stimulates the teacher to think and reflect on new methodologies to improve teaching learning. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3177 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SORAIA-SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 436,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.