Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3183
Título: Educação especial: a formação de professores no ensino fundamental I, na Escola Municipal Coriolano Coelho de Almeida, em São Bernardo - MA.
Título(s) alternativo(s): Special education: teacher training in elementary school I, at the Coriolano Coelho de Almeida Municipal School, in São Bernardo - MA.
Autor(es): SANTOS, Maria Aparecida dos
Palavras-chave: Educação especial
Formação dos professores
Legislação
Inclusão
Special education
Teacher training
Legislation
Inclusion
Data do documento: 19-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho intenta fazer uma análise sobre a Educação Especial e a formação dos professores na escola municipal Coriolano Coelho de Almeida, localizado no município de São Bernardo-MA. Visto que, mesmo com todas as leis e políticas que amparam as crianças com deficiência, ainda nos deparamos com a falta de professores especializados, o que gera um impasse para a prática do ensino desta modalidade. Para isto, utilizamos da pesquisa qualitativa, da aplicação de questionários com as professoras e mães dos alunos com deficiência, além da etnografia para compor análise. Verificamos então, que mesmo com a capacitação ofertada mensalmente pela secretaria de educação do município, ainda há limitações na prática docente do ensino para os educandos com deficiência.
Descrição: ABSTRACT It is known that due to the constant growth of the process of educational inclusion of students with disabilities, there are also questions that must be taken into account, which refers precisely to the educational structures that must be involved in this process: teacher training and qualification. This paper tries to make an analysis on Special Education and teacher training at the Coriolano Coelho de Almeida municipal school, located in the municipality of São Bernardo-MA. Whereas, even with all the laws that protect children with disabilities, we are still faced with the lack of specialized teachers, which creates a deadlock for the practice of teaching this modality. For this, we used the qualitative research, the application of questionnaires with the teachers of the students with disabilities, and the ethnography to compose analysis. We verified that even with the training offered monthly by the education department of the municipality, there are still shortcomings in the teaching practice of teaching for students with disabilities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3183
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAparecidaSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.