Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3184
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Hélio Silva-
dc.date.accessioned2019-05-10T16:15:29Z-
dc.date.available2019-05-10T16:15:29Z-
dc.date.issued2017-08-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3184-
dc.descriptionABSTRACT This work takes an approach on the origin and evolution of some ideas that culminated in the emergence of Modern and Contemporary Physics and also shows its relation with the classroom. Initially, it talks about the Science in the Old Age, period in which the natural phenomena were explained from a divine perspective, then to deal with the evolution of this one when it received the denominations of Classical Physics, Modern Physics and Quantum Physics. This after a break in the way of analyzing reality, inaugurated by Galileo Galilei in the sixteenth century, who despite being classified as modernist, had his ideas during the Renaissance period. What was consolidated as a change served as a basis for the corpuscular ideas that were established from then on by Isaac Newton until the beginning of the century of Albert Einstein. Nowadays, many technologies are developed from conceptions of Physical Science, in which its main ones are recognized by the Nobel Prize, in which in this work it makes brief comments on the last five. But physics is not restricted to research, there is also teaching and learning. In this sense, it is observed that in the current curriculum of high schools, there is no connection between the latest scientific advances and the classroom, which may explain the difficulty in learning the contents of Physics, interdisciplinarity and contextualizations.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma abordagem sobre a origem e a evolução de algumas ideias que culminaram no surgimento da Física Moderna e Contemporânea e mostra ainda sua relação com a sala de aula. Inicialmente, comenta-se sobre a Ciência na Idade Antiga, período em que os fenômenos naturais eram explicados sob uma perspectiva divina, para então tratar da evolução desta quando recebeu as denominações de Física Clássica, Física Moderna e Física Quântica. Isto depois de um rompimento da maneira de se analisar a realidade, inaugurada por Galileu Galilei no século XVI, que apesar de ser classificado como modernista, teve suas ideias durante o período Renascentista. O que se consolidou como mudança serviu como base para as ideias corpusculares que se instauraram a partir de então por Isaac Newton até os trabalhos do início do século XX de Albert Einstein. Atualmente, desenvolve-se muitas tecnologias a partir de concepções da Ciência Física, em que suas principais são reconhecidas pelo prêmio Nobel, na qual neste trabalho faz-se breves comentários sobre os últimos cinco. Mas a Física não se restringe à pesquisa, há também o ensino e aprendizagem. Neste sentido, observa-se que no currículo atual das escolas de Ensino Médio, não há conexão entre os últimos avanços científicos e a sala de aula, o que talvez explique a dificuldade no aprendizado dos conteúdos de Física, a interdisciplinaridade e suas contextualizações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectHistória da físicapt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleA física moderna e o ensino médio: da evolução da física às dificuldades de transposição didática de temas atuaispt_BR
dc.title.alternativeModern physics and high school: from the evolution of physics to the difficulties of didactic transposition of current themespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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