Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Andressa Macedo da-
dc.date.accessioned2019-05-10T18:03:48Z-
dc.date.available2019-05-10T18:03:48Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3189-
dc.descriptionThis paper describes and presents results of the study carried out with second year high school students in a public state school, in the city of São Luís (MA). The purpose of this study was to elaborate and apply a didactic sequence in order to provide students with a teaching methodology that is different from the traditional one and that would aid them in the learning process in the Physics discipline. The didactic sequence based on an interactive methodology, with the theme Theory of Relativity, was applied during the second semester of 2016, with the participation of 59 students distributed in two classes. The methodology was based on the method "Instruction by Colleagues" proposed by Mazur (1997). From the results, the finding of strong involvement of the students with the dynamics of the classes promoted by the interactivity between the students and between the teacher and the students, and considering the percentage of correct tests applied, we can infer that the methodology used has the potential to be a substitute alternative in teaching practices in use in Brazilian public schools, based on teacher-centered classes.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve e apresenta resultados do estudo realizado com alunos do segundo ano do Ensino Médio numa escola pública estadual, no município de São Luís (MA). O estudo teve por objetivo elaborar e aplicar uma sequencia didática com o intuito de proporcionar aos alunos uma metodologia de ensino diferenciada da tradicional e que os auxiliassem no processo de aprendizagem na disciplina de Física. A sequência didática alicerçada numa metodologia interativa, com o tema Teoria da Relatividade, foi aplicada durante o segundo semestre de 2016, com a participação de 59 alunos distribuídos em duas turmas. A metodologia teve por base o método “Instrução por Colegas” proposto por Mazur (1997). A partir dos resultados, a constatação de forte envolvimento dos alunos com a dinâmica das aulas promovida pela interatividade entre os alunos e entre a professora e os alunos, e considerando o percentual de acertos dos testes aplicados, podemos inferir que a metodologia utilizada tem potencial para ser uma alternativa substitutiva nas práticas de ensino em uso nas escolas públicas brasileiras, baseadas em aulas expositivas centrada no professor.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrução por colegaspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectActive learning methodologypt_BR
dc.subjectPeer Instructionpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.titlePrática metodológica de ensino centrada no aluno em uma escola da rede pública de São Luíspt_BR
dc.title.alternativeMethodological practice of student-centered teaching in a public school in São Luíspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso487,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.