Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, Allan Barbosa-
dc.date.accessioned2019-05-10T18:16:21Z-
dc.date.available2019-05-10T18:16:21Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3190-
dc.descriptionThis paper deals with the application of a Socratic teaching method called Maieutics applied to thermodynamics learning in high schools. The choice of this methodology as a mechanism for didactic transposition is mainly due to the low availability of libraries with helpful resources concerning systematized learning from prior teaching techniques. The maieutics is characterized by stimulating critical thinking and, therefore, it will assist the students in their formation and their autonomy as a men, citizens and pupils. As an application of the technique, we restricted it only to the analysis of the The First Law of Thermodynamics teaching, that is, to the principle of conservation of energy in processes where there is energy exchange with the environment as work and heat. As a study object, we interviewed some teachers and students from high schools in the public and private schools and questioned them about the use of maieutics in their classes as a pedagogical technique. To our surprise, we verified that most teachers know the existence of the technique, as many have already used it, but not systematically. Another important result that derived from the questionnaires defines the satisfaction of the students after participating in a class in which the teacher used this technique in order to facilitate the mechanism of the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da aplicação de um método de ensino socrático denominado de maiêutica no aprendizado da termodinâmica em escolas de ensino médio. A escolha desta metodologia como mecanismo de transposição didática se deve, principalmente, à pouca disponibilidade de bibliografias que auxiliem no aprendizado sistematizado a partir de técnicas de ensino. A maiêutica se caracteriza por estimular o pensamento crítico e, portanto, auxiliará o estudante em sua formação e sua autonomia enquanto homem, cidadão e discente. Como aplicação da técnica, restringimo-la a análise do ensino da primeira lei da termodinâmica, ou seja, ao princípio da conservação de energia em processos onde há troca de energia com a vizinhança por trabalho e por calor. Como objeto de estudo, entrevistou-se alguns professores e alunos de escolas de ensino médio da rede pública e privada e os questionamos sobre a utilização da maiêutica em suas aulas como técnica pedagógica. Para nossa surpresa, nós constatamos que a maioria dos professores têm conhecimento sobre a técnica, pois muitos já a utilizam, porém não de forma sistematizada. Outro resultado relevante derivado dos questionários define a satisfação dos estudantes após terem participado de uma aula em que o professor utilizou a técnica para facilitar o mecanismo do processo enisno-aprendizagem.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLeis da termodinâmicapt_BR
dc.subjectMaiêuticapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLaws of Thermodynamicspt_BR
dc.subjectMaieuticspt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.titleO uso da maiêutica como estratégia para o ensino da primeira lei da termodinâmicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of maieutics as a strategy for teaching the first law of thermodynamicspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLAN-MARTINS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso470,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.