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http://hdl.handle.net/123456789/3190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MARTINS, Allan Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T18:16:21Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T18:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3190 | - |
dc.description | This paper deals with the application of a Socratic teaching method called Maieutics applied to thermodynamics learning in high schools. The choice of this methodology as a mechanism for didactic transposition is mainly due to the low availability of libraries with helpful resources concerning systematized learning from prior teaching techniques. The maieutics is characterized by stimulating critical thinking and, therefore, it will assist the students in their formation and their autonomy as a men, citizens and pupils. As an application of the technique, we restricted it only to the analysis of the The First Law of Thermodynamics teaching, that is, to the principle of conservation of energy in processes where there is energy exchange with the environment as work and heat. As a study object, we interviewed some teachers and students from high schools in the public and private schools and questioned them about the use of maieutics in their classes as a pedagogical technique. To our surprise, we verified that most teachers know the existence of the technique, as many have already used it, but not systematically. Another important result that derived from the questionnaires defines the satisfaction of the students after participating in a class in which the teacher used this technique in order to facilitate the mechanism of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da aplicação de um método de ensino socrático denominado de maiêutica no aprendizado da termodinâmica em escolas de ensino médio. A escolha desta metodologia como mecanismo de transposição didática se deve, principalmente, à pouca disponibilidade de bibliografias que auxiliem no aprendizado sistematizado a partir de técnicas de ensino. A maiêutica se caracteriza por estimular o pensamento crítico e, portanto, auxiliará o estudante em sua formação e sua autonomia enquanto homem, cidadão e discente. Como aplicação da técnica, restringimo-la a análise do ensino da primeira lei da termodinâmica, ou seja, ao princípio da conservação de energia em processos onde há troca de energia com a vizinhança por trabalho e por calor. Como objeto de estudo, entrevistou-se alguns professores e alunos de escolas de ensino médio da rede pública e privada e os questionamos sobre a utilização da maiêutica em suas aulas como técnica pedagógica. Para nossa surpresa, nós constatamos que a maioria dos professores têm conhecimento sobre a técnica, pois muitos já a utilizam, porém não de forma sistematizada. Outro resultado relevante derivado dos questionários define a satisfação dos estudantes após terem participado de uma aula em que o professor utilizou a técnica para facilitar o mecanismo do processo enisno-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Leis da termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Maiêutica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Laws of Thermodynamics | pt_BR |
dc.subject | Maieutics | pt_BR |
dc.subject | Physics Teaching | pt_BR |
dc.title | O uso da maiêutica como estratégia para o ensino da primeira lei da termodinâmica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of maieutics as a strategy for teaching the first law of thermodynamics | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ALLAN-MARTINS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 470,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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