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http://hdl.handle.net/123456789/3194
Título: | Formação de profissionais de nível médio para o SUS: o processo formativo no PROFAPS/MA, 2016 |
Título(s) alternativo(s): | Training of mid-level professionals for SUS: the training process in PROFAPS / MA, 2016 |
Autor(es): | MUNIZ, Linajanne Borges |
Palavras-chave: | Educação em saúde Formação técnica Sistema Único de Saúde Education in seath Technical graduation Unic Health System |
Data do documento: | 1-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Introdução: A formação de trabalhadores de nível médio para o SUS ocorreu de modo informal, baseado em treinamentos pontuais. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), com concepção pedagógica problematizadora, instituiu propostas formativas para o pessoal de nível médio, dentre as quais se incluiu o Programa de Formação de Profissionais de nível Médio para a Saúde (PROFAPS), objeto de estudo do trabalho. Metodologia: Estudo transversal quantitativo, com amostra por conveniência dos cursos técnicos realizados pela ETSUS-MA até 2014. Análise estatística utilizou o programa Stata 12.0, com IC 95%. Resultados: 81,68% mulheres, entre 31 e 50 anos, 50,25% pardos. A maioria trabalhava no serviço público antes da realização do curso, em ocupação relacionada ao mesmo (54,70%), característica que não se alterou. O curso foi avaliado satisfatoriamente sobre: capacidade de relacionar conteúdos teóricos e atividades práticas (58,17%); discussão de problemas do cotidiano de trabalho no SUS (64,11%); material didático (55,49%). Conclusão: Houve adequação à PNEPS, com foco na formação em serviço. A avaliação do desenvolvimento de competências e atitudes comuns aos profissionais de SUS foi satisfatória pela maioria dos egressos. Há carência de literatura especializada. |
Descrição: | ABSTRACT Introduction: The increment of workers for the Health Unic System occurred informally, based on single trainings. The National Politics of Permanent Education in Heath (PEH) had foundation on the problematization methodology, which had propositions for the development of workers with middle level education, as the Professional Qualification Program for Workers with Middle Level Education for Health (Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde - PROFAPS). Methodology: Quantitative, cross-sectional study, with convenience sample of the technician classes at ETSUS- MA until 2014. Statistical analysis were done by Stata 12.0 program and IC9 5%. Results: 81,68% women, aged 31 – 50 years old, 50,25% dark skinned. 85,64% used to work for the government before the classes took place, witch did not change, with an occupation related to the theme of the classes in 54,70% before and 55,69% after. The students evaluated satisfactorily the classes about relating practice and theory, discussion of SUS day-to-day problems and about the courseware. Conclusion: There was adequacy to PNEPS, focusing on practice on service. The evaluation of development of competences and attitudes for workers at SUS were satisfied by the majority of the students. There is lack of specialized literature. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3194 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus do Bacanga |
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