Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Pâmella Thaís Miranda de-
dc.date.accessioned2019-05-13T16:14:42Z-
dc.date.available2019-05-13T16:14:42Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3208-
dc.descriptionABSTRACT The pedagogical resources are more and more discussed, since it is known that they play a fundamental role in the teaching-learning process. In the context of discusses discussions is that using the theme food education, this work aims to evaluate the application of the didactic model. For this purpose the research was carried out in the city of Luzilândia - PI, more specifically in a private school and had the participation of 12 students. Initially a traditional class followed the application of an evaluation questionnaire. Subsequently, mock-ups were made, later the questionnaire was applied again with the purpose of discovering the results of the students' learning with the making of the models. The results obtained pointed to the importance of play and analogies in the teaching of science. We conclude that in addition to being an easy-to-access alternative, it made the lesson much more profitable, contributing significantly in the psychomotor, cognitive and affective-social field of students, allowing them to overcome their difficulties and make learning effective.pt_BR
dc.description.abstractOs recursos pedagógicos são cada dia mais discutidos, pois sabe-se que os mesmos representam papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. No contexto de contrastes discussões é que utilizando-se do tema educação alimentar, este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação do recurso didático maquete. Para este fim a pesquisa foi realizada na cidade de Luzilândia – PI, mais especificamente em uma escola da rede privada e contou com a participação de 12 alunos. Inicialmente foi realizada uma aula tradicional seguida da aplicação de um questionário avaliativo. Na sequência, foram confeccionadas maquetes, posteriormente foi aplicado novamente o questionário com a finalidade de descobrir os resultados do aprendizado dos alunos com a confecção das maquetes. Os resultados obtidos apontaram para a importância do lúdico e das analogias no ensino de ciências. Concluímos por este que além de a maquete ser uma alternativa de fácil acesso, tornou a aula bem mais proveitosa, contribuiu de forma significativa no campo psicomotor, cognitivo e afetivo-social dos alunos, permitindo-lhes superar suas dificuldades e tornar a aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.subjectFood educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectModelpt_BR
dc.titleAvaliação do uso de maquetes como ferramenta auxiliar no aprendizado do tema pirâmide alimentar São Bernardo - MApt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the use of models as an auxiliary tool in the learning of the food pyramid theme São Bernardo - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PâmelaThaisAraújo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso693,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.