Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3222
Título: Novo ensino médio em tempo integral: os desafios de sua implantação no CEIN-Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli, Pinheiro – MA
Título(s) alternativo(s): New full-time high school: the challenges of its implementation in CEIN-Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli, Pinheiro - MA
Autor(es): VIEGAS, Adriana de Jesus Barros
Palavras-chave: Ensino
Educação
Qualidade
Teaching
Education
Quality
Data do documento: 14-Jan-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A nova proposta do Ensino Médio provocou diferentes formas de pensamentos de ensinar e aprender, a qual trouxe diversos aspectos que merecem ser discutidos no contexto educacional. Além da democratização de oportunidades educacionais e a construção de um instrumento de emancipação do indivíduo no contexto social. A Medida provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016, sancionou a Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, o novo Ensino Médio em Tempo Integral o qual repercutiu em uma série de problemática que ganhou força na atual conjuntura política do pais, em particular, no Município de Pinheiro-MA. De que forma será ajustada a estrutura física e o currículo da escola para a nova proposta de Ensino Médio? Quais as expectativas da comunidade escolar mediante a adoção do novo Ensino Médio em tempo integral no CEIN-Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli? No atual momento político e crítico do país, é pertinente estudos que levantem as demandas no âmbito da escola mediante a implantação do Novo Ensino Médio. Diante disso, o estudo teve como objetivo geral analisar o processo de implantação do Novo Ensino Médio em modalidade integral no CEIN- Dom Ungarelli, em Pinheiro – MA. Os resultados finais do estudo concluíram que a implantação do novo modelo de ensino provocou mudanças bruscas na escola tanto na estrutura física quanto pedagógica. A instituição teve que passar por diversas transformações para receber a nova proposta, e a mesma ainda segue em fase de adaptação com o novo modelo.
Descrição: ABSTRACT The new proposal of High School brought about different forms of thoughts of teaching and learning, which brought several aspects that deserve to be discussed in the educational context. In addition to the democratization of educational opportunities and the construction of an instrument of emancipation of the individual in the social context. Provisional Measure No. 746 of September 22, 2016, enacted Law No. 13,415 of February 16, 2017, the new High School in Integral Time, which impacted on a series of problems that gained strength in the current political situation of the country, in in the municipality of Pinheiro-MA. How will the school's physical structure and curriculum be adjusted for the new High School proposal? What are the expectations of the school community by adopting the new full-time High School in CEIN-Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli? In the current political and critical moment of the country, it is pertinent studies that raise the demands in the scope of the school by means of the implantation of the New High School. Therefore, the main objective of this study was to analyze the process of implementation of the New High School in an integral modality at CEIN - Dom Ungarelli, in Pinheiro - MA. The final results of the study concluded that the implantation of the new model of education caused abrupt changes in the school in both physical and pedagogical structure. The institution had to undergo several transformations to receive the new proposal, and it is still in the process of adaptation with the new model.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3222
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro

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