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http://hdl.handle.net/123456789/3225
Título: | A influência do ENEM no ensino médio: uma reflexão referente às práticas de ensino e desafios dos professores em Pinheiro - MA |
Título(s) alternativo(s): | The influence of ENEM in high school: a reflection on the teaching practices and challenges of teachers in Pinheiro - MA |
Autor(es): | SODRÉ JÚNIOR, José Maria da Luz |
Palavras-chave: | ENEM Prática pedagógica Ensino e aprendizagem ENEM Pedagogical practice Teaching and learning |
Data do documento: | 18-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho consiste num estudo referente ao Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e sua influência nas práticas e metodologias dos professores desse nível educacional na cidade de Pinheiro – MA. A pesquisa é de natureza qualitativa, com elementos quantitativos, tendo como sujeitos participantes os professores do ensino médio, essa pesquisa desenvolveu-se em três etapas: na primeira etapa fez-se revisão bibliográfica como suporte teórico, metodológico e científico para o estudo; na segunda etapa, pesquisa de campo, com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas; na terceira etapa fez-se análise e discussão dos dados e conclusão. Os resultados apontam que o ENEM influencia a prática pedagógica em sala de aula, ao propor objetivos no ensino das disciplinas, na metodologia de trabalho; na escolha dos conteúdos a serem trabalhados, mostrou também que os professores participantes, buscam estratégias de ensino para desenvolver as competências e habilidades nos seus alunos, por compreender a importância dos mesmos ingressar tanto no ensino superior, quanto no mercado de trabalho. No entanto, enfrentam muitos desafios, como o tempo limitado em decorrência da grade curricular e a falta de interesse dos alunos em realizar o exame, que por vezes os impedem de exercer melhor seu trabalho bem como propiciar melhor aprendizado. A pesquisa suscita reflexão que possa se traduzir em melhoria no sistema educacional da região, bem como na oferta de formação continuada para aos professores. |
Descrição: | ABSTRACT This work consists of a study about the National High School Examination - ENEM and its influence on the practices and methodologies of the teachers of this educational level in the city of Pinheiro - MA. The research is of a qualitative nature, with quantitative elements, having as subjects the high school teachers, this research was developed in three stages: in the first stage a bibliographic review was made as a theoretical, methodological and scientific support for the study; in the second stage, field research, with questionnaire application with open and closed questions; in the third stage, data analysis and discussion and conclusion were made. The results indicate that the ENEM influences the pedagogical practice in the classroom, when proposing objectives in the teaching of the disciplines, in the methodology of work; in the choice of contents to be worked, also showed that the participating teachers seek teaching strategies to develop the skills and abilities in their students, because they understand the importance of them to enter both higher education and the labor market. However, they face many challenges, such as the limited time due to the curriculum and the lack of interest in the students to take the exam, which sometimes prevent them from exercising their work better and providing better learning. The research provokes reflection that can be translated into improvement in the educational system of the region, as well as the provision of continuous training for teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3225 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro |
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