Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3227
Título: | O trabalho da temática “desastres naturais” no ensino médio no centro de educação de jovens e adultos Lúcia Bayma, Codó-MA: Um olhar a partir da inundação urbana de 2009. |
Título(s) alternativo(s): | The work of the theme "natural disasters" in high school in the center of education of young people and adults Lúcia Bayma, Codó-MA: A look from the urban flood of 2009. |
Autor(es): | FEITOSA, Alan Neves |
Palavras-chave: | Desastres Naturais Ensino Inundações Natural disasters Teaching Floods |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Os desastres naturais têm causado significativos impactos a sociedade brasileira (inundações, escorregamentos, enxurradas e estiagens) com perdas de vidas humanas e inestimáveis prejuízos econômicos. Nesse sentido, os riscos de danos potenciais são maiores quando uma sociedade encontra-se despreparada para lidar com eventos adversos, em situação de vulnerabilidade, que se define desde os aspectos econômicos à educação. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral compreender como ocorre o ensino de desastres naturais no ensino médio, na escola Centro de Educação de Jovens e Adultos Lúcia Bayma, na cidade de Codó-MA, tendo em vista que a cidade tem um histórico de ocorrência de desastres naturais, inundações. Para este propósito foram discutidos conceitos pertinentes aos desastres naturais com base em legislações e autores como Castro (1998); Marandola Jr & Hogan (2004); COBRADE (2012) etc. Foram feitas análises mediante dados obtidos de entrevistas semiabertas com funcionários da escola, como também desenvolvidas oficinas e atividades diagnósticas, “palavras-chave”, e produção textual junto aos alunos. Os resultados indicam que o tema se faz presente na escola, em abordagens feitas pelos professores, e que houve uma mudança no ensino em função da inundação que atingiu a escola em 2009, sendo que um quantitativo significativo, 27 alunos, estavam presentes nas atividades e boa parte compreendeu as abordagens desenvolvidas durante as aulas. Conclui-se que a temática das inundações é tema relevante para a comunidade escolar, que há uma preocupação dos professores em discutir o assunto, seja em forma de relatos, ou relacionando aos conteúdos que ministram. |
Descrição: | ABSTRACT:Natural disasters have caused significant impacts to Brazilian society (floods, landslides, floods and droughts) with loss of human lives and inestimable economic losses. In this sense, the risks of potential damages are greater when a society is unprepared to deal with adverse events, in a situation of vulnerability, that is defined from the economic aspects to the education. In this way, this study had as general objective to understand how occurs the teaching of natural disasters in high school, in the school Center of Education of Young and Adults Lúcia Bayma, in the city of Codó-MA, considering that the city has a history of occurrence of natural disasters, floods. For this purpose, concepts related to natural disasters based on legislation and authors such as Castro (1998) were discussed; Marandola Jr & Hogan (2004); COBRADE (2012) etc. Analyzes were done using data obtained from semi-open interviews with school officials, as well as workshops and diagnostic activities, "key words", and textual production with students. The results indicate that the theme is present in the school, in approaches made by the teachers, and that there was a change in the teaching due to the flood that reached the school in 2009, and a significant quantitative, 27 students, were present in the activities and understood the approaches developed during the lessons. It is concluded that the theme of floods is a relevant theme for the school community, that there is a concern of the teachers in discussing the subject, either in the form of reports, or relating to the contents that they teach. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3227 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlanFeitosa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.