Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3228
Título: Pesquisa-ação sobre gênero e sexualidade no ensino médio: Abordagens a partir da prática docente na escola Centro de Educação de Jovens e Adultos Lúcia Bayma Araújo, Codó-MA.
Título(s) alternativo(s): Action research on gender and sexuality in high school: Approaches from teaching practice at school Youth and Adult Education Center Lúcia Bayma Araújo, Codó-MA.
Autor(es): SILVA, Maria do Socorro Ferreira Braga
Palavras-chave: Pesquisa-ação
Gênero
Sexualidade
Aprendizagem
Research-action
Genre
Sexuality
Learning
Data do documento: 10-Jan-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: No livro didático de Sociologia os conteúdos levam a debates fundamentais nas relações atuais, dessa maneira, a pesquisa-ação deste trabalho foi baseado em um capítulo especifico do livro do ensino médio. Trata-se de sexualidade, gênero e LGBT, é um assunto que atravessa vários espaços de discussão: A família, o Estado e a escola, assim também as conversas e dúvidas banais entre os adolescentes. A atual conjuntura tem dado uma atenção a mais para esses temas, seja de forma negativa ou positiva, especificamente algumas vezes em discursos que ferem os direitos humanos, sendo essa uma preocupação dentro da escola, pois atinge diretamente a diversidade existente nesse espaço. A pesquisa-ação é direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Lúcia Bayma, durante as aulas da disciplina de Sociologia, referente ao capítulo quatorze do livro didático Sociologia em movimento. O projeto teve como intuito identificar as situações de desigualdade; analisar os papéis que as instituições desempenham nas relações e nos padrões de comportamento sobre gênero e sexualidade, e compreender os alcances que os movimentos sociais conseguem a partir das percepções dos temas abordados e as demandas dos direitos sociais. Foi utilizado na metodologia a aplicação de questionários para os alunos e palestra ministrada pela prof.Dra Franciele Monique. Durante o questionário aplicado os alunos poderiam fazer perguntas pertinentes ao tema de forma anônima. A partir dos dados percebe-se que as dúvidas mais recorrentes são sobre relação sexual, IST´s e gravidez, isso denuncia a necessidade de explanar temas fundamentais para a saúde e bem estar desses jovens. Precisa-se olhar para os interesses dos adolescentes e jovens, o que resulta na percepção da importância de aprender sobre sexualidade, gênero e diversidade são fundamentais.
Descrição: ABSTRACT:In the textbook of Sociology the contents lead to fundamental debates in the current relations, in this way, the action research of this work was based on a specific chapter of the book of high school. It is about sexuality, gender and LGBT, it is a subject that crosses several spaces of discussion: The family, the state and the school, as well as the banal conversations and doubts among adolescents. The current situation has given more attention to these themes, either in a negative or positive way, specifically sometimes in discourses that hurt human rights, which is a concern within the school, as it directly affects the diversity existing in this space. The action research is directed to the students of the third year of high school of the State School Lúcia Bayma, during the classes of the discipline of Sociology, referring to the chapter fourteen of the didactic book Sociology in movement. The project aimed to identify situations of inequality; to analyze the roles that institutions play in relations and patterns of behavior on gender and sexuality, and to understand the scope that social movements can derive from the perceptions of the issues addressed and the demands of social rights. It was used in the methodology the application of questionnaires for the students and lecture given by Prof.Dra Franciele Monique. During the applied questionnaire the students could ask pertinent questions to the subject anonymously. From the data it is noticed that the most recurrent doubts are about sexual intercourse, STIs and pregnancy, this denounces the need to explain fundamental themes for the health and well-being of these young people. It is necessary to look at the interests of adolescents and young people, which results in the perception of the importance of learning about sexuality, gender and diversity are fundamental.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3228
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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