Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Jayro Werberson Pilar-
dc.date.accessioned2019-05-22T11:51:07Z-
dc.date.available2019-05-22T11:51:07Z-
dc.date.issued2019-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3230-
dc.descriptionABSTRACT The purpose of this study is to present an analysis of the collection of textbooks used in high schools of the state education system in the city of Codó / MA, the schools researched on the book used for the teaching of history were: René Bayma Teaching Center, Colares Moreira Teaching Center and Luzenir Matta Rome Teaching Center. As a tool of such importance to the educator, the textbook is not only a heap of pages with texts, figures and images, it carries within it ideas and lines of thought from its author (s) ), therefore, making an analysis on this issue is necessary, since in accordance with the NCPs some skills and abilities should be developed such as: Criticizing, analyzing and interpreting documentary sources of diverse nature and Building personal and social identity in the historical dimension, from the recognition of the individual's role in historical processes simultaneously as a subject and as a product of them. The collection analyzed was: "#Contact History - Volumes 1, 2 and 3" of the publishing house Quinteto 1 edition of the authors: Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrine.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC tem por finalidade expor uma análise da coleção dos livros didáticos de história utilizado nas escolas do ensino médio do sistema de ensino estadual na cidade de Codó/MA, as escolas pesquisadas sobre o livro utilizado para o ensino de história foram: Centro de Ensino René Bayma, Centro de Ensino Colares Moreira e Centro de Ensino Luzenir Matta Roma. Por ser uma ferramenta de tamanha importância para o educador, o livro didático, não é só um amontoado de páginas com textos, figuras e imagens, ele traz em si ideias e linhas de pensamento vindas do (s) seu (s) autor (es), portanto, fazer uma análise em cima dessa problemática se faz necessário, haja visto que de acordo com os PCN’s algumas competências e habilidades devem ser desenvolvidas como: Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa e Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos. A coleção analisada foi: “#Contato História – Volumes 1, 2 e 3” da editora Quinteto 1 edição dos autores: Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrine.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.subjectDidactic bookpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleAnálise da coleção dos livros didáticos de História utilizados em algumas escolas do ensino médio da rede estadual de Codó/MApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the collection of the textbooks of History used in some high schools of the state network of Codó / MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JayroWerbersonAraújo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.