Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3231
Título: Memórias femininas acerca dos desafios da escolarização em Codó/MA nos anos de 1960-1970
Título(s) alternativo(s): Female memories about the challenges of schooling in Codó / MA in the years 1960-1970
Autor(es): CORREIA, Alexsandra Morais Ideriba
Palavras-chave: Mulheres
Memórias
Educação
Women
Memories
Education
Data do documento: 19-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a trajetória de vida de algumas mulheres da cidade de Codó/MA, historiorizando a situação da educação da mulher nos anos de 1960 a 1970, apresentando suas histórias de vida os desafios enfrentados por elas e as dificuldades encontradas ao longo do caminho para sua escolarização. Utilizando como metodologia, pesquisas de campo e obtendo informações através das entrevistas, a partir dos fragmentos de suas memórias e da reconstrução de suas trajetórias de vida pela história oral, onde podemos perceber que a memória é considerada lembranças ancoradas no presente, uma fonte para a reconstituição dos caminhos vividos por elas, nas quais nunca seriam ouvidas e relatadas. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Alves (2016), Delgado (2010), Ferreira (1998). Após essas análises concluiu-se que essas mulheres passaram por muitos obstáculos na sua vida pessoal, estudantil e profissional para conseguirem seus objetivos, resultando assim que algumas mulheres conseguirem alcançar sua formação e outra não.
Descrição: ABSTRACT This research aims at analyzing the life trajectory of some women in the city of Codó / MA, historializing the situation of women 's education in the years 1960 to 1970, presenting their life histories the challenges they faced and the difficulties encountered along the way for their schooling. Using as methodology, field research and obtaining information through interviews, from the fragments of his memories and the reconstruction of his life trajectories through oral history, where we can perceive that memory is considered memories anchored in the present, a source for the reconstitution of the paths lived by them, in which they would never be heard and reported. We sought theoretical support in the studies of Alves (2016), Delgado (2010), Ferreira (1998). After these analyzes it was concluded that these women had many obstacles in their personal, student and professional life to achieve their goals, resulting in some women achieving their training and another not.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3231
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexsandraMoraisCorreia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso919,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.