Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3241
Título: Os desafios da inclusão dos deficientes auditivos no ensino de biologia na escola de ensino médio José de Anchieta em Pinheiro-Ma
Título(s) alternativo(s): The challenges of inclusion of the hearing impaired in biology teaching at José de Anchieta high school in Pinheiro-Ma
Autor(es): ALVES, Thayse Martins
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Inclusão
Deficientes Auditivos
Biology Teaching
Inclusion
Hearing Impaired
Data do documento: 24-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A aprendizagem do Surdo é algo abstrato na sociedade, sua língua natural no Brasil é a LIBRAS e isso dificulta o processo de construção de conhecimentos, para os ouvintes o português é língua natural. A principal barreira encontra-se na compreensão da Língua Portuguesa, que consequentemente, também ocasiona dificuldades de aprendizagem em outras áreas do conhecimento, sendo relevante destacar que a comunicação com os ouvintes é comprometida, devido aos mesmos, nem sempre saberem utilizar a LIBRAS. Diante dessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo é analisar as condições do ensino de Biologia para alunos deficientes auditivos, do Ensino Médio, na Escola José de Anchieta em Pinheiro-MA, bem como a metodologia aplicada para a transmissão dos conteúdos. Este estudo monográfico foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica, a exploração de campo com cunho quantitativo. A revisão evidenciou a visão de alguns autores acerca da inclusão do surdo e a legislação do ensino aprendizagem de Biologia. E o estudo de campo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com professores de Biologia que atuam diretamente com alunos deficientes auditivos, professores intérpretes e os alunos surdos inclusos no estabelecimento de ensino. A pesquisa oportunizou concluir que o ensino de Biologia para os deficientes auditivos na Escola José de Anchieta enfrenta diversos desafios, tanto pelo lado pedagógico como pela estrutura e adequação do espaço, visto que a escola não dispõe de todos os recursos necessários para a efetivação de um ensino inclusivo voltado para os deficientes auditivos.
Descrição: ABSTRACT The learning of the deaf is something abstract in society, its natural language in Brazil is the LIBRAS and this makes difficult the process of building knowledge, for the listeners Portuguese is a natural language. The main barrier is in the understanding of the Portuguese language, which consequently also causes learning difficulties in other areas of knowledge. It is important to highlight that the communication with the listeners is compromised, due to them, not always know how to use LIBRAS. In view of this perspective, the main objective of this study is to analyze the conditions of Biology teaching for hearing impaired students at the José de Anchieta School in Pinheiro-MA, as well as the methodology applied for the transmission of the contents. This monographic study was developed through the bibliographical review, the field exploration with a quantitative character. The review evidenced the view of some authors about the inclusion of the deaf and the legislation of the teaching of biology. In addition, the field study was developed through the application of questionnaires with Biology teachers who work directly with hearing impaired students, teacher's interpreters and deaf students included in the educational establishment. The research made it possible to conclude that the teaching of biology for the hearing impaired at José de Anchieta School faces a number of challenges, both on the pedagogical side and on the structure and adequacy of the space, since the school does not have all the inclusive resources to carry out an inclusive education for the hearing impaired.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3241
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYSE ALVES MONOGRAFIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso872,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.