Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3242
Título: Desafios da prática pedagógica frente ao ensino de ciências: um estudo com professores da Escola Antônio Dias do Município de São Bento do Maranhão.
Título(s) alternativo(s): Challenges of pedagogical practice in relation to science teaching: a study with teachers of the Escola Antônio Dias of the Municipality of São Bento do Maranhão.
Autor(es): FERREIRA, Gessikerly Dourado Campos
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Desafios
São Bento-MA
Science Teaching
Challenges
São Bento-MA
Data do documento: 24-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo procurou investigar os desafios da prática pedagógica enfrentados por três professores de Ciências do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Dias, no município de São Bento-MA. É uma pesquisa de campo, exploratória, com instrumentos de tratamento quantitativo e interpretações qualitativas. Foram aplicados questionários com três professores que lecionam a disciplina do turno matutino para se obter os dados para análise, entrevistas semi-estruturadas, observações das aulas e do campo de estudo também foram feitas. O questionário possui duas partes, que permitiu caracterizar o perfil dos professores, e identificar de início os principais desafios enfrentados por eles a serem investigados. Faz-se uma análise com base em estudos teóricos das tipologias dos métodos aplicados na prática educativa e como os desafios apresentados interferem nas possibilidades do desenvolvimento de trabalho dos docentes e na aprendizagem significativas nos alunos. Os resultados obtidos apontam a estrutura física e pedagógica da escola, como também a atitude dos alunos nas aulas como os principais fatores desafiadores na prática pedagógica dos professores. Os resultados da pesquisa sugerem que se faça contínua investigação sobre o tema abordado, dadas às mudanças no contexto escolar, político e econômico.
Descrição: ABSTRACT The present study sought to investigate the challenges of pedagogical practice faced by three elementary school science teachers of the Antônio Dias Municipal School, in the municipality of São Bento-MA.It is a field research, exploratory, with instruments of quantitative treatment and qualitative interpretations. Questionnaires were applied with three teachers who taught the morning shift discipline to obtain the data for analysis, semi-structured interviews, class observations and field of study were also made. The questionnaire has two parts, which allowed to characterize the profile of the teachers, and identify at the beginning the main challenges faced by them to be investigated. An analysis is based on theoretical studies of the typologies of the methods applied in the educational practice and how the presented challenges interfere in the possibilities of the development of work of the teachers and in the significant learning in the students. The results show the physical and pedagogical structure of the school, as well as the attitude of the students in the classes as the main challenging factors in the pedagogical practice of the teachers. The results of the research suggest that continuous research is done on the topic, given the changes in the school, political and economic context.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3242
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESSIKERLY FERREIRA MONOGRAFIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.