Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3245
Título: Uma arquitetura para o desenvolvimento de jogos com múltiplos jogadores na plataforma Ginga
Título(s) alternativo(s): An architecture for the development of multiplayer games in the Ginga platform
Autor(es): MUNIZ, Wenner Baima
Palavras-chave: TV Digital
Inclusão social
Ginga
Arquitetura orientada a eventos
Digital TV
Ginga
Social inclusion
Event-driven architetury
Data do documento: 12-Jul-2012
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A TV Digital Brasileira ganhou projeção nacional no final de 2007 quando o sinal digital começou a ser distribuído na região metropolitana de São Paulo. Desde então, estima-se que até o ano de 2016 todo o território nacional esteja recebendo sinais digitais de TV. O atual cenário do Sistema Brasileiro de TV Digital representa uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de novos serviços e aplicações e, dentro desse contexto, esta monografia apresenta uma solução para prover meios de interatividade e inclusão social a partir de uma plataforma compatível com o SBTDV. Esta solução fornece um suporte ao desenvolvimento de jogos para múltiplos jogadores no ambiente Ginga, utilizando-se de um protocolo aberto para comunicação em tempo real e baseada em uma arquitetura orientada a eventos do tipo cliente-servidor.
Descrição: ABSTRACT The Brazilian Digital TV got national prominence in late 2007 when the digital signal began to be distributed in the metropolitan area of Sao Paulo. Since then, it is estimated that by the year 2016 all the country will be receiving digital TV signals. The current scenario of Brazilian System of Digital TV represents an opportunity to stimulate the development of new services and applications and, within this context, this thesis presents a solution to provides a means of interactivity and social inclusion as a supported platform for SBTVD. This solution provides a support for developing multiplayer games in the Ginga environment, using an open protocol for real-time communication and based on an eventdriven architeture client-server.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3245
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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