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http://hdl.handle.net/123456789/3257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Fábio Batista Sousa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T14:38:08Z | - |
dc.date.available | 2019-05-23T14:38:08Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3257 | - |
dc.description | ABSTRACT Systems of man-machine interface have been objects of research for several years. Researches seek better ways to translate user commands to the system. In this context, natural gestures can be used as command interfaces for computer system, however, must develop a way to track the user's hand and identify the gestures used as a command to make the appropriate actions. This work proposes a methodology for the manipulation techniques of 3D images using computer vision techniques and Kinect, a device for voice and gesture recognition developed by Microsoft for the Xbox console through a camera and depth sensor Kinect, identify the user's hand, track their position and identify gestures produced by the same command. System performance was efficient in the recognition of gestures and manipulation (rotation, scaling, translation and animation) of medical images through pre-defined gestures. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sistemas de interface homem-máquina têm sido objetos de pesquisa a vários anos. As pesquisas buscam melhores maneiras de traduzir comandos do usuário para o sistema. Neste contexto, gestos naturais podem ser utilizados como comando para interfaces em sistema computacionais, entretanto, deve-se desenvolver uma maneira de rastrear a mão do usuário e identificar os gestos utilizados como comando para tornar as ações adequadas. Este trabalho propõe uma metodologia de técnicas de manipulação de imagens em 3D, usando técnicas de visão computacional e o Kinect, um dispositivo de reconhecimento de gestos e voz desenvolvido pela Microsoft para o console Xbox, por meio uma câmera e do sensor de profundidade do Kinect, identificar a mão do usuário, rastrear sua posição e identificar gestos de comando produzidos pela mesma. O desempenho do sistema se mostrou eficiente no reconhecimento dos gestos e na manipulação (rotação, escala, translação e animação) das imagens médicas através dos gestos pré-definidos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Interface homem-máquina | pt_BR |
dc.subject | Kinect | pt_BR |
dc.subject | Gestos naturais | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento de gestos | pt_BR |
dc.subject | Imagens médicas em 3D | pt_BR |
dc.subject | Man-machine interface | pt_BR |
dc.subject | Kinect | pt_BR |
dc.subject | Natural gestures | pt_BR |
dc.subject | Gesture recognition | pt_BR |
dc.subject | Medical imaging 3D | pt_BR |
dc.title | Manipulação interativa de imagens médicas em 3D usando kinect e técnicas de visão computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Interactive manipulation of medical images in 3D using kinect and computational vision techniques | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FabioBatista.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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