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dc.contributor.authorSOUSA, Dayse Yanne Caldas Siqueira de-
dc.date.accessioned2019-05-27T18:56:27Z-
dc.date.available2019-05-27T18:56:27Z-
dc.date.issued2012-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3283-
dc.descriptionRÉSUMÉ - L’accès à une éducation de qualité est un droit de tous. Ayant comme base ce fait, il faut construire une société plus inclusive, surtout pour ceux qui ont des besoins spéciaux. Suivant cette ligne de pensée, on a visé la surdité comme thème principal de ce travail.. Le sourd, depuis sa naissance, est biculturel pour la socièté dans laquelle il vit, devenant ainsi un étranger dans son propre pays. Au Brésil, le sourd s’exprime à travers de LIBRAS (Langage Brésilien de Signes), méthode originaire de la France pour l’alphabétisation et qui pendant longtemps a été discutée par de nombreux pédagogues et scientifiques qui défendaient des courants contraires, comme l’oralisme, par exemple. La technologie a beaucoup contribué pour la réduction de cet obstacle, mais il reste encore le besoin de développement d’outils spécifiques qui aideront l’éducation et la formation pendant les cours. Cette technologie enrichie par des détails tels que des images, des vidéos et des textes pourra contribuer fortement à l’enrichissement linguistique et culturel du sourd. Actuellement, l’enseignement est réalisé aussi hors de l’école, ce qui a favorisé l’augmentation de l’éducation à distance au Brésil, système connu comme EDA. Suivant cette motivation, ce travail a le but de présenter un glossaire linguistique culturel fondé sur le logiciel SCORM et testé sur un AVA, en l’occurrence le Moodle.pt_BR
dc.description.abstractO acesso a uma educação de qualidade é um direito de todos. Tendo-se isso por base. é preciso que se construa uma sociedade mais inclusiva, principalmente para os portadores de necessidades especiais. Seguindo-se essa linha de pensamento, focou-se na surdez o principal tema desse trabalho. O surdo desde seu nascimento, passa a ser bicultural para a sociedade em que vive, tornando-se um estrangeiro em seu próprio país. No Brasil, o surdo comunica-se através da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), método originado na França para alfabetização e que durante muito tempo foi discutido por diversos pedagogos e cientistas que defendiam correntes contrárias, a exemplo do oralismo. A tecnologia muito contribuiu para a minimização dessa barreira, mas há uma necessidade de desenvolvimento de ferramentas especificas que auxiliem na educação em sala de aula. Essa tecnologia acrescida de detalhes tais como imagens, vídeo e textos muito pode contribuir para o seu enriquecimento linguístico-cultural. Atualmente, o ensino é também feito fora de sala de aula, e muito tem crescido a educação a distância no Brasil, sistemas esses conhecidos como EAD. Seguindo essa motivação, esse trabalho tem como objetivo apresentar um glossário linguístico cultural baseado no padrão SCORM e testado em um AVA, no caso o Moodle.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectSCORMpt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectAccessibilitépt_BR
dc.subjectSourdpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectSCORMpt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.titleFerramenta Scorm dinâmica para auxiliar o ensino de libraspt_BR
dc.title.alternativeDynamic Scorm tool to aid in the teaching of poundspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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