Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3308
Título: A prática pedagógica do MST na escola municipal Oziel Alves localizada no Assentamento Nova Conquista, Açailândia, Maranhão
Título(s) alternativo(s): The pedagogical practice of the MST in the municipal school Oziel Alves located in the New Conquest Settlement, Açailândia, Maranhão
Autor(es): SOUSA, Wellington Sales de
Palavras-chave: Reforma agrária
Propostas pedagógicas
Educação do campo
Agrarian reform
Pedagogical proposals
Field education
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Muitos são os conflitos agrários, sobretudo, no que diz respeito a concentração fundiária, brechas em leis de proteção de terra permitindo uma má utilização e distribuição da mesma, desigualdades associadas a vítimas de expropriação de suas terras tradicionais, oriundos do crescimento do agronegócio, latifúndios, etc. Dessa forma, cresce o protagonismo dos movimentos sociais rurais, como o MST, com objetivo de lutar pela terra e reforma agrária. Com isso, uma das principais ferramentas utilizadas pelo MST é a educação. O objetivo desse trabalho foi analisar a atuação do MST através de sua prática pedagógica, baseada no paradigma da Educação do Campo, na Escola Municipal Oziel Alves, localizada no Assentamento Nova Conquista no município de Açailândia - MA. Durante o presente estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, sendo as principais fontes: livros e artigos. Foram feitas visitas a biblioteca da UFMA e consultados os registros da Escola Municipal Oziel Alves visando realizar um levantamento de teses, dissertações e monografias referentes ao tema. Nesse sentido, os principais autores que discutem sobre o tema “a educação no campo” foram pesquisados. Além das pesquisas bibliográficas foram realizadas visitas na Escola Municipal Oziel Alves, para o trabalho de identificação e caracterização das influências do movimento MST na prática pedagógica da escola. A Escola Municipal Oziel Alves tem como componentes estruturantes o chamado Coletivo de Educação, que é a base da pedagogia no assentamento orientada pelo princípio de gestão democrática. O Coletivo garante a participação e integração da comunidade nas tomadas de decisões no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia educacional empregada na Escola Municipal Oziel Alves tem seus princípios em sintonia com os valores pregados pelo movimento social dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, configurando também uma das fortes estratégias de luta pela terra, por novos ideais e por uma nova sociedade.
Descrição: ABSTRACT Many are the agrarian conflicts, mainly, with regard to fundiary concentration, loopholes in laws of land protection allow a bed use and distribution of it, inequalities associated with the victims of the expropriation of their traditional lands, resulting from the growth of agribusiness, latifundios, etc. In this way, the protagonism of rural social movements, such as the MST, is growing, aiming to fight for land and agrarian reform. Based on this analysis, one of the main tools used by the MST is education. The objective of this work was to evaluate the MST performance through its pedagogical practice, based on the field education paradigm, at the OzielAlves School, located in the Nova Conquista Settlement in the municipality of Açailândia - MA. During the present study, bibliographical research was carried out, the main sources being: books and articles. Visits were made to the UFMA library and the records of the OzielAlves School were consulted, aiming to realize a survey of theses, dissertations and monographs related to the topic. In this sense, the main authors who discuss the theme "education in the field" were researched. In addition to the bibliographical research, visits were made to Oziel Alves School for indetification and characterization work of MST movement influences in the pedagogical practice of the school. The structural components of the OzielAlvesschool is called the Coletivo de Educação, which is the basis of pedagogy in the settlement guided by the principle of democratic management. These constituents ensure the participation and integration of the community in decision-making related to the teaching and learning process. The educational methodology employed in the OzielAlvesSchool has its principles in tune with the values preached by the social movement of the Landless Rural Workers, also configuring a strong strategy of struggle for land, new ideals and a new society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3308
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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