Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3323
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dc.contributor.authorCUNHA, Vilma Soares
dc.date.accessioned2019-05-29T13:39:54Z-
dc.date.available2019-05-29T13:39:54Z-
dc.date.issued2016-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3323-
dc.descriptionABSTRACT: Frequently we witness in our classrooms various conflicts, generators of quarrels, disagreements, enmities and verbal or physical aggressions. This is because we are talking about a space where many individuals and each one with their particularities, beliefs and different tastes coexist, where many still can not respect the differences of the other, thus generating what we have as problem that is the lack of interest in studies And consequently indiscipline. Faced with this, we need to immediately think of actions that aim to solve this problem that both harms our pedagogical doing and so also the school learning. It is a necessity to discuss indiscipline, lack of interest on the part of our students, taking into account the causes for such problems where much of them are caused by family cultural influence and others come from classrooms and can become the For future disagreements in society. We need, as educators and as citizens, to recognize that our fragility is really there: in human relationships. Thinking about this problematic that has made it difficult to acquire the knowledge that is so necessary for the construction of a society that is more enlightened and aware of its rights and duties, I decided to address this theme, where it has as its general objective: To analyze the role of the Pedagogical Coordinator in face of the challenge of Overcoming indiscipline of students. During the accomplishment of this work it was necessary several studies and studies related to the subject, among the authors studied were: Celso Vasconcellos, Içami Tiba, Dermeval Saviani among others, were also read the following documents LDB, Ordinance CENP Nº 01/96; LC Nº 836/97 BRASIL, Political Pedagogical Project of U.I. Prof. Anna Maria Patello Saldanha. The collection of information about the theme was carried out through the application of questionnaires to teachers, students and pedagogical coordinator of said school. To obtain information about this research, questionnaires for teachers, students and pedagogical coordinator of the UI Professor Anna Maria Patello Saldanha were elaborated and applied, where after this application the tabulation of the results was carried out, where the opinions of the interviewees could be verified In view of the problem of school indiscipline, what are the obstacles to the learning of the students of that school, how teachers deal with this problem and what actions pedagogical coordination with all those involved can do to overcome it .pt_BR
dc.description.abstractFrequentemente presenciamos nas nossas salas de aula vários conflitos, geradores de brigas, desavenças, inimizades e agressões verbais ou físicas. Isso acontece porque estamos falando de um espaço onde convivem muitos indivíduos e cada um com suas particularidades, crenças e gostos diferentes, onde muitos ainda não conseguem respeitar as diferenças do outro, gerando assim o que temos como problema que é a falta de interesse pelos estudos e consequentemente a indisciplina. Diante disso, temos como necessidade pensar imediatamente em ações que visem solucionar essa problemática que tanto prejudica o nosso fazer pedagógico e assim também o aprendizado escolar. É uma necessidade discutir a indisciplina, a falta de interesse por parte dos nossos alunos, levando em consideração as causas para tais problemas onde grande parte deles, são causados pela a influência cultural familiar e outros são oriundos das salas de aulas e podem se tornar o estopim para as desavenças futuras na sociedade. Precisamos, enquanto educadores e como cidadãos, reconhecer que nossa fragilidade está realmente aí: nas relações humanas. Pensando nesta problemática que vem dificultando a aquisição de saberes tão necessários para a construção de uma sociedade mais esclarecida e conhecedora de seus direitos e deveres, que resolveuse abordar tal temática, onde tem como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico frente ao desafio de superação da indisciplina dos alunos. Durante a realização deste trabalho foi necessário várias pesquisas e estudos relacionados ao tema, entre os autores estudados foram: Celso Vasconcellos (1996), Içami Tiba (2006) Dermeval Saviani(2009) entres outros, foram lidos também os seguintes documentos LDB, Portaria CENP Nº 01/96; LC Nº 836/97 BRASIL, Projeto Político Pedagógico da U.I. Prof.ª Anna Maria Patello Saldanha. O trabalho foi realizado a partir da observação da escola campo, em seguida aplicado questionários abertos e fechados aos professores, alunos e coordenadora pedagógica ,onde após esta aplicação foi realizado a tabulação dos resultados, onde pôde-se constatar as opiniões dos entrevistados diante da problemática que é a indisciplina escolar, quais os entraves da mesma para a aprendizagem dos alunos da referida escola, de que forma os professores lidam com este problema e que ações a coordenação pedagógica justamente com todos os envolvidos podem fazer para a superação do mesma.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectPedagogical Coordinatorpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.titleO papel do Coordenador pedagógico frente ao desafio de superação da indisciplina dos alunos da U. I. Professora Anna Maria Patello Saldanhapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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