Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3327
Título: O coordenador pedagógico no cotidiano escolar
Autor(es): MONTEIRO, Francisca da Conceição
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
Cotidiano
Formação Continuada
Trabalho Pedagógico
Coordination pedagogic
Daily
Continuing education
Work pedagogical
Data do documento: 26-Nov-2016
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano Escolar, bem como suas contribuições para a prática educativa e os desafios apresentados no dia a dia da escola. Tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico, suas contribuições e seu envolvimento com a comunidade escolar no desenvolvimento de ações que visem a melhoria do processo de ensino aprendizagem e os desafios enfrentados no dia a dia da escola. A opção metodológica adotada foi a revisão bibliográfica para construção do referencial teórico, pesquisa de campo com aplicação de questionários realizada em quatro unidades da rede municipal de ensino do município de Santa Luzia – MA, tendo como sujeitos 04(quatro) orientadores educacionais e 04(quatro) supervisores escolares, num total de 08 (oito) participantes, que exercem as atribuições de coordenadores pedagógicos, utilizando-se de observações in loco para conhecer a realidade das escolas em estudo. A pesquisa se processou de forma explicativa e através de abordagem qualitativa, a fim de obter informações a respeito do coordenador pedagógico no ambiente escolar. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. No decorrer da pesquisa foi percebido que o trabalho do coordenador pedagógico é cercado por inúmeras atribuições dentro do ambiente escolar, que exerce uma função articuladora, formadora e transformadora. E sua principal atribuição é a de formador de professores. Ao coordenador pedagógico no ambiente escolar são atribuídas três importantes funções: articular, formar e transformar. Enquanto articulador sabe que a ação educativa precisa ser planejada e articulada. Como formador, sua responsabilidade está pautada na formação continuada dos profissionais da escola, e no tocante à transformação, deve estar atento à mudança de atitude da comunidade escolar, promovendo a reflexão e a vivência nas relações escolares.
Descrição: ABSTRACT: This paper present a reflection about the performance of the pedagogical coordinator in the daily school, as well as their contributions to the educational practices and the challenges presented on the school day. It aims to analyze of the role of the pedagogical coordinator, their contributions and their involvement with the school community in the development of actions aimed at improving at the teaching-learning process and the challenges faced in day to day of school. The methodological approach adopted was the bibliographic review for construction of the theoretical framework and filed research with qualitative approach. The analyze of the data was descriptively. During the research it was realized that the work of pedagogical coordinator is surrounded by numerous attribution inside of school place, which exerts an articulator function, forming and transforming. And its main function is the teachers trainer. The pedagogical coordinator in the school environment is assigned three tasks: articulate, form and transform. While articulator knows that the educational action needs to be planned and articulate. As a form, your responsibility is guided by continued formation of school professionals, and the transformation, must be aware the change of attitude of the school community, promoting reflection and experience in school relations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3327
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaMonteiro.pdf321,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.