Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3328
Título: O coordenador pedagógico como articulador da relação família e escola: uma análise sobre a experiência do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da Unidade Integrada Raimundo Fernandes, em Apicum-Açu- MA
Autor(es): SILVA, Elizete Moura
Palavras-chave: Escola
Família
Participação
School
Family
Participation
Data do documento: 19-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: A relação família e escola é um fenômeno que precisa ser estudado e entendido como essencial ao ensino-aprendizagem da criança e, portanto, tem como maior articulador o coordenador pedagógico. A família inicia a educação da criança e a escola deve continuar essa educação, partindo do que ela traz de sua vivência em casa. Os pais, por sua vez, devem acompanhar e participar dessa educação. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar dentro do espaço de atuação do coordenador pedagógico a participação dos pais nas atividades escolares dos alunos de 1º ao 3º ano do ensino fundamental da U. I. Raimundo Fernandes, uma escola municipal da zona rural do município Apicum-Açu, Maranhão. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando fundamentação teórica para a concretização do objetivo desejado. Na escola foi realizada uma pesquisa documental com as atas de reuniões de pais do ano 2015, para análise da pauta e da frequência dos pais. Também foi realizada uma entrevista com a gestora e a coordenadora da escola, visando compreender a presença dos pais na escola, como se dá o convite aos pais para participar das atividades e como a escola vem observando a participação da família nas atividades escolares dos filhos. Por fim, foi aplicado um formulário com questões aos pais, buscando conhecer como acontece sua participação nas atividades escolares dos seus filhos. No alcance dos resultados, constatou-se que os pais participam das atividades, mas ainda de maneira bem tímida e que a escola precisa investir mais nessa relação, visando melhorar o ensino aprendizagem de seus alunos.
Descrição: ABSTRACT: The relationship family and school is a phenomenon that needs to be studied and understood as essential to the child's education and learning and therefore has the greatest articulator pedagogical coordinator. The family begins the child's education and the school must continue this education, based on what she brings her experience at home. Parents, in turn, must monitor and participate in this education. Therefore, this study investigated within the pedagogical coordinator performance space parental involvement in school activities of 1 students to the 3rd grade of elementary school UI Raimundo Fernandes, a municipal school from rural Apicum-Açu municipality, Maranhão. For this a literature search was carried out seeking theoretical basis for achieving the desired goal. The school was conducted documentary research with parents of minutes of meetings of the year 2015 to review the agenda and frequency of parents. Also an interview with the management and the school coordinator was held, to understand the presence of parents in the school, how is the invitation to parents to participate in activities and how the school has been watching the family participation in school activities of children. Finally, a form with questions for parents was applied, in order to learn as is their participation in school activities of their children. The achievement of results, it was found that parents participate in activities, but still well shy way and that the school needs to invest more in this regard, to improve the teaching and learning of their students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3328
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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