Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3329
Título: | O planejamento no processo de ensino aprendizagem na perspectiva da coordenação pedagógica |
Autor(es): | SILVA, Maria de Jesus Castro |
Palavras-chave: | Planejamento de Ensino Trabalho Docente Coordenação Pedagógica Teaching Planning Teaching Work Pedagogical Coordination |
Data do documento: | 20-Nov-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o planejamento do processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da coordenação pedagógica. Elegemos como problemática as dificuldades encontradas pelos professores na elaboração e desenvolvimento de seu planejamento. E qual a intervenção do coordenador pedagógico mediante essas dificuldades. Emergindo como objetivo geral da pesquisa, a análise sobre a percepção da importância do planejamento de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na perspectiva da coordenação pedagógica. Para melhor interpretação da realidade, foi desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa, por meio de questionários e entrevistas aplicada na escola Unidade Escolar Deuselina Nascimento, localizada no município de Apicum-Açu, no estado do Maranhão. Para tanto, foram traçados os objetivos específicos: Aprofundar conhecimentos teóricos acerca do planejamento de ensino, trabalho docente e a função do coordenador pedagógico e; investigar a percepção dos profissionais da escola campo sobre planejamento de ensino. Por meio de questionários e entrevistas, foram consultados professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a coordenadora pedagógica da escola. Os dados coletados revelaram que há tantos professores preocupados com a aprendizagem dos alunos, quanto professores preocupados em desenvolver o conteúdo proposto, sem atentarem se seus alunos estão realmente aprendendo, havendo ainda aqueles professores que, frequentemente, improvisam suas aulas. Como referencial teórico que contribuiu com a pesquisa encontra-se Libâneo (1995), Vasconcellos (1995) entre outros. Analisando os resultados percebemos que são muitas as contribuições do planejamento de ensino apesar das dificuldades apontadas pelos questionados neste trabalho. Estas contribuições fazem do planejamento de ensino um instrumento tão importante quanto outros. |
Descrição: | ABSTRACT: This paper deals with the planning of the teaching-learning process in the perspective of pedagogical coordination. We choose as problematic the difficulties encountered by teachers in the elaboration and development of their planning. And what the intervention of the pedagogical coordinator through these difficulties. Emerging as a general objective of the research, an analysis about a perception of the importance of teaching planning without teaching-learning process, with a perspective on pedagogical coordination. For a better interpretation of the reality, a qualitative field research was developed, through questionnaires and interviews applied at the Escola Escolar Deuselina Nascimento school, located in the municipality of Apicum-Açu, in the state of Maranhão. To that end, the treatments related to the specific objectives are: To deepen theoretical knowledge about teaching planning, teaching work and the role of the pedagogical coordinator; Investigate the perception of the school teachers field about teaching planning. Through questionnaires and interviews, teachers from 1 to 5 years of elementary school and a pedagogical coordinator of the school were consulted. The data collected revealed that there are so many teachers who are concerned with student learning, rather than teachers who are concerned with developing the proposed content, rather than on their own teaching, and there are also teachers who often improvise their classes. As a theoretical reference that contributed with a research found by Libâneo (1995), Vasconcellos (1995) among others. Analyzing the perceived results that are many as contributions of teaching planning are the difficulties pointed out by the questions in this work. These contributions make teaching planning as important an instrument as others. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3329 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaSilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.