Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREGO, Leila Fernanda Mendes Everton
dc.date.accessioned2019-05-29T13:48:57Z-
dc.date.available2019-05-29T13:48:57Z-
dc.date.issued2016-12-03
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3333-
dc.descriptionABSTRACT: This study had as objective to analyze the action of pedagogical coordination in the accompaniment of the teacher routine in the children's education, in what concerns the selection and use of videos as pedagogical resources. In order to do so, the observation of the pedagogical routine in the classes of Early Childhood Education in a UEB in the municipality of Paço do Lumiar -MA and questionnaires of open and closed questions addressed to teachers, pedagogical coordination and management were used as instruments of data collection. In order to broaden the view on the subject and make possible a reflexive analysis about the obtained results, we sought to base this research on theoreticians such as MORAN (2007), SETTE (2005) and LIBÂNEO (2005). The use of videos as educational resources in early childhood classes has become a routine. Children are fascinated by images, so video has been seen as an excellent strategy. However, planning the use of this resource requires teacher responsibility and commitment, since the objectives need to be well defined to achieve truly beneficial results. The pedagogical coordinator, as part of the management group of the institution, is an essential figure to act in the articulation and contribution of efficient and effective pedagogical practices. It was noticed, then, that the process of selection, execution and evaluation of videos as a pedagogical resource in the classes of Early Childhood Education of the researched school does not contemplate the necessary care for pedagogically satisfactory results. Similarly, the performance of pedagogical coordination in this process has not been enough to make it an efficient and effective strategy.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a ação da coordenação pedagógica no acompanhamento da rotina docente na educação infantil, no que tange à seleção e utilização de vídeos como recursos pedagógicos. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação da rotina pedagógica nas turmas da Educação Infantil em uma UEB no município de Paço do Lumiar -MA e questionários de perguntas abertas e fechadas direcionadas aos docentes, coordenação pedagógica e gestão. Com o intuito de ampliar a visão sobre o assunto e possibilitar uma análise reflexiva acerca dos resultados obtidos, buscou-se fundamentar esta pesquisa em teóricos como MORAN (2007), SETTE (2005) e LIBÂNEO (2005). A utilização de vídeos como recursos pedagógicos em turmas de educação infantil tornou-se uma rotina. As crianças são fascinadas por imagens, assim, o vídeo tem sido visto como uma excelente estratégia. Entretanto, planejar a utilização desse recurso requer responsabilidade e compromisso docente, pois os objetivos precisam estar bem definidos para que se atinjam resultados verdadeiramente proveitosos. O coordenador pedagógico, como parte do grupo gestor da instituição, é figura essencial para atuar na articulação e contribuição de práticas pedagógicas eficientes e eficazes. Percebeu-se, então, que o processo de seleção, execução e avaliação de vídeos como recurso pedagógico nas turmas de Educação Infantil da escola pesquisada, não contempla os cuidados necessários para resultados pedagogicamente satisfatórios. Da mesma forma, a atuação da coordenação pedagógica nesse processo não tem sido suficiente para torná-la uma estratégia eficiente e eficaz.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRecursos pedagógicospt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectChild Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical resourcespt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.titleTecnologia e educação: a atuação da coordenação pedagógica no acompanhamento e orientação à utilização de vídeos na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeilaRego.pdf607,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.