Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3334
Título: | O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): uma conquista ainda não compreendida |
Autor(es): | BEZERRA, Nicodemos |
Palavras-chave: | Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo Planejamento Coordenador Pedagógico Collective Pedagogical Work Schedule School Planning Pedagogical Coordinator |
Data do documento: | 26-Nov-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), é o tempo estabelecido na escola, com o intuito de reunir professores e coordenadores para planejamento de aulas, discussão, análise e proposição de soluções que possam atender as necessidades educacionais coletivas apresentadas periodicamente. Este tempo está incluído na carga horária semanal dos profissionais, que devem participar a fim de atender aos objetivos próprios de uma reunião de hora de trabalho pedagógico coletivo. Assim sendo, este trabalho acadêmico tem como objetivo geral refletir sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo no Centro de Ensino José Furtado Bezerra e como objetivos específicos observar a interdisciplinaridade e a troca de experiências entre professores e coordenadores, conhecer as propostas de formação continuada para os professores e entender a organização de horário e de espaço para realização do HTPC. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em estudos de Libâneo (2004), Nóvoa (2001) e Vygotski (2003). Como procedimento de coleta de dados, utilizaram-se questionários com perguntas fechadas direcionadas a 17 profissionais da educação do Centro de Ensino José Furtado Bezerra (CEJOB), localizado em Miranda do Norte, MA, dentro de uma abordagem qualitativa. Com este estudo foi possível constatar que a participação efetiva e ativa dos profissionais envolvidos nas atividades extraclasse e em especial no planejamento pedagógico coletivo requer um balanceamento entre as relações professor – coordenador, ambiente escolar como espaço acolhedor e valorização do planejamento como atividade pedagógica. |
Descrição: | ABSTRACT: The Collective Pedagogical Work Schedule (HTPC) is the time established at the school, in order to bring together teachers and coordinators to plan lessons, discuss, analyze and propose solutions that can meet the collective educational needs presented periodically. This time is included in the weekly workload of the professionals, who must participate in order to meet the goals of a collective meeting time for pedagogical work. Thus, this academic work has as general objective to reflect on the Collective Pedagogical Work Schedule at the José Furtado Bezerra Teaching Center and specific objectives are to observe the interdisciplinarity and the exchange of experiences between teachers and coordinators, to know the proposals for continuing education for the Teachers and understand the organization of time and space for HTPC. The research was theoretically grounded in studies of Libâneo, Nóvoa and Vygotski. As a data collection procedure, questionnaires were used with closed questions directed to 17 teachers of the José Furtado Bezerra Teaching Center (CEJOB), located in Miranda do Norte, MA, within a qualitative approach. With this study it was possible to perceive that the effective and active participation of teachers in extraclass activities and especially in collective pedagogical planning requires a balance between teacher - coordinator relationships, school environment as a welcoming space and valuation of planning as a pedagogical activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3334 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NicodemosBezerra.pdf | 394,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.