Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3338
Título: Coordenação Pedagógica: O papel do Coordenador Pedagógico na prática educativa da EJA do CE Estado de Pernambuco
Autor(es): MEIRELES, Antonia Matias Lira de
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
EJA
Prática Educativa
Pedagogical coordination
Educational Practice
Data do documento: 2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: As políticas públicas que envolvem a educação no Brasil são marcadas por rupturas e descontinuidades e, sobre esta temática, o presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a atuação do coordenador pedagógico na educação de jovens e adultos do Centro de Ensino Estado de Pernambuco, escola da rede estadual de Santa Inês - MA, buscando compreender a dinâmica dessa modalidade educacional. A pesquisa traz como objetivo refletir sobre a importância do papel do coordenador pedagógico no acompanhamento ações desenvolvidas no centro de ensino, identificando possíveis avanços e desafios para o melhoramento continuo da pratica educativa; buscou-se amparo teórico em estudiosos dedicado a causa da educação, como Vygotsky, Antônio Nóvoa e Paulo Freire entre outros. Realizou-se uma pesquisa interpretativa na intenção de compreender o processo educativo e seus atores. Para obtenção dos resultados, utilizou-se do método de observação do campo de pesquisa e aplicou-se questionários abertos e entrevistas alusivas ao tema proposto.
Descrição: ABSTRACT: The public policies that involve education in Brazil are marked by ruptures and discontinuities and, on this subject, the present work presents a reflection on the pedagogical coordinator's role in the education of young people and adults of the State Education Center of Pernambuco, school of the network State of Santa Inês - MA, seeking to understand the dynamics of this educational modality. The research aims to reflect on the importance of the role of the pedagogical coordinator in the follow-up actions developed in the teaching center, identifying possible advances and challenges for the continuous improvement of educational practice; Theoretical support was sought in scholars dedicated to the cause of education, such as Vygotsky, Antônio Nóvoa and Paulo Freire among others. An interpretative research was carried out in order to understand the educational process and its actors. To obtain the results, we used the method of observation of the field of research and applied open questionnaires and interviews allusive to the proposed theme.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3338
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntoniaMeireles.pdf864,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.